Geral

Oikos: 15 anos proporcionando bem estar

Um refúgio. Assim pode ser resumido o significado da comunidade Oikos, em Criciúma, para aqueles que visitam o local.  Fundada há 15 anos, o espaço já acolheu ao longo desse tempo aproximadamente 20 mil pessoas em busca de equilíbrio das três dimensões: mente, corpo e espírito. Para o fundador da comunidade, Manoel Mendes, o principal segredo da ideia é preservar o que há de mais simples. “Costumo dizer que o local é um guardião da simplicidade. Por meio dela, o ser humano é envolvido em seus diversos pontos. Por incrível que pareça está cada vez mais difícil ser simples”, comenta.

A partir desse sábado uma extensa programação será realizada em comemoração ao aniversário da instituição. A primeira atividade será o plantio de palmeiras em toda a extensão do asfalto que envolve o espaço da comunidade. “Será uma forma de marcar para sempre esse aniversário. Daqui há muitos anos todo mundo vai saber que quando a Oikos completou 15 anos as árvores foram plantadas ali”, diz Mendes.

O próximo evento em alusão a data será um baile diferente. Sob comando da professora Cristina de Souza, os participantes serão convidados a estarem envolvidos com a Roda de Danças Circulares. O encontro será realizado no dia cinco de agosto.

Além disso, farão parte da programação um jantar chamado de Noite de Caldos, Cremes & Arte, no dia 26 de agosto, a XXX Caminhada das Estações, no dia 24 de setembro, mais uma edição do DomingOikos, no dia 23 de outubro, a Meditação no Parque, em seis de novembro, e ainda o lançamento do livro “A última grande esperança?”, primeira obra de ficção de Manoel Mendes, ainda com data a ser confirmada.

Estilo de vida diferenciado

Em meio à natureza, o estilo de vida adotado na comunidade, embora ela seja localizada há poucos minutos da região central da cidade, é completamente diferente do que costumeiramente é encontrado. Ao invés de eletrônicos acumulados, poluição, desperdícios, entre outras situações, o que se pode ver no local é calmaria, consciência e trabalho em prol do ambiente. “Temos coleta de água, seleção do lixo, horta sem venenos, ou seja, tudo o que é vida. Simplesmente lidamos apenas com vida e nada de morte”, afirma.

Dentro do espaço da instituição algumas construções são especialmente voltadas para determinadas atividades, sendo estas o Lar de Convivência, o Lar de Encontros, o Lar de Alimentação, os Lares de Descanso, chamados de Guerreiro e da Mestra, o Lar dos Cuidador, o Lar dos Animais, o Lar das Ferramentas, o Lar de meditação, o Lar na Árvore, além de quase 1,5 km de trilhas e seis açudes.

Procura crescente

De acordo com o fundador, a procura de pessoas da região e de todo o país por momentos de paz interior, contato com a natureza e reflexão tem aumentado desde a fundação da comunidade. “Ninguém ama o que não conhece. Aos poucos as pessoas foram entendendo do que se trata e agora procuram muito. Não é incomum receber pessoas de fora de Santa Catarina. Creio que estamos conseguindo trazer uma contribuição para quem busca por esse encontro com a simplicidade”, avalia.

Ideias para o futuro

Percebendo a procura intensa por hospedagens de casais e de forma individual, Mendes pensa em construir lares de descanso que possam ser utilizados para quem procura um local para passar alguns dias de tranquilidade de forma reservada. “Hoje temos apenas as duas casas com oito beliches. É o que temos para oferecer e, mesmo sendo coletivo e muito simples, as pessoas aceitam e vem para cá procurando o sossego. Aqui elas vivenciam a nossa realidade e passam a conhecer um pouco mais desse estilo de vida. Queremos oportunizar isso também de forma individual”, comentou.

Apesar de ter como foco principal a ideia de viver o presente sem pensar demasiadamente no futuro, conforme Manoel, em breve a Oikos tem planos para o futuro. Entre as novidades ela poderá oferecer essas casas e o chamado Lar de Cura, onde serão centralizados os atendimentos psicológicos. “Oferecemos serviços de psicologia, psicoterapia reencarnacionista, yoga, terapias naturais e meditação. Com essa clínica poderemos reunir esses atendimentos em um mesmo lugar, o que hoje acontece de forma mais adaptada dentro de outras estruturas”, explicou.

Saiba mais:

Os interessados em conhecer melhor o espaço ou agendar encontros familiares ou executivos no local podem entrar em contato pelos telefones (48) 3437-8869 ou 9984-8869. Visitas individuais precisam ser agendadas ou programadas para os encontros periódicos da comunidade. “O ideal é que as pessoas venham, por exemplo, em um dia de DomingOikos, evento que acontece aproximadamente quatro vezes ao ano. Dessa forma cada um poderá já vivenciar o estilo e não apenas conhecer o espaço físico. Quem procura um lugar especial pode encontrar aqui”, completa.

Com informações do site Clicatribuna

[soliloquy id=”187282″]