Esporte

Olesc dos recordes começa neste sábado em Criciúma

Em sua 14ª edição, a Olesc já está consolidada como uma das principais competições do calendário do esporte catarinense. Neste sábado, dia 20, quando der a largada para mais uma etapa estadual, desta vez em Criciúma, alguns recordes estarão em evidência.

O primeiro é o de número de municípios participantes na fase estadual: serão 94. Nunca em evento algum da Fesporte, nem nos Jogos Abertos, tantos chegaram até a fase final (para efeito de comparação, os Jasc do ano passado, em Blumenau, tiveram 80 municípios participantes, e a própria Olesc de 2013, em Caçador, contou com 75).

Número que tem origem em outro recorde, este do início do ano. A Olesc 2014 já havia superado a marca de municípios inscritos para as fases microrregionais: 228, quase 80% das cidades catarinenses. “Os números mostram a força do evento, hoje todos os municípios querem estar na Olesc, uma competição que mede com exatidão a qualidade do trabalho de base realizado por eles. Mas também comprova que estamos no caminho certo, trazendo os principais clientes da Fesporte, os municípios, para dentro dos nossos eventos”, disse o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski.

Recorde também nos tabuleiros

Mais um recorde que chama a atenção na 14ª Olesc vem dos tabuleiros de xadrez. Logo na abertura da competição, no domingo, dia 21, a prova de xadrez rápido (blitz) terá a participação simultânea de 300 competidores em partidas que duram, no máximo, cinco minutos. “Esse número é recorde no Brasil com certeza, e desconfio que possa até ser recorde mundial de partidas ao mesmo tempo”, destacou o presidente da Federação Catarinense de Xadrez, Gilson Crestani. As disputas da modalidade vão ocorrer na Associação da Imbralit.

A Olesc (Jogos da Juventude Catarinense) prossegue até dia 27, reunindo mais de 3,5 mil atletas de 13 a 16 anos (a exceção é a ginástica rítmica, com atletas de 10 a 12 anos). Estão em disputa medalhas e troféus no atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A organização é da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Criciúma.

Colaboração: Rodrigo Braga/Assesssor de Comunicação Fesporte

 

[soliloquy id=”87544″]