Geral

Operação Alegria termina de forma positiva no extremo Sul

Foto: Vanessa Amando/Engeplus

Foto: Vanessa Amando/Engeplus

De modo geral, o comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Ed'Oner Paes Sá, avalia de forma positiva a Operação Alegria, realizada durante o período de Carnaval na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

Do dia 28 de fevereiro (sexta-feira) até o último dia 5 (quarta-feira), a PM dessas duas microrregiões atendeu 485 ocorrências de crimes e contravenções. Dessas, apenas 65 estavam diretamente ligadas às festividades de Carnaval, o que, segundo o comandante, é um número menor do que foi registrado no ano passado durante a Operação Alegria.

De acordo com o site Engeplus, o coronel também destaca que não foi registrado nenhum assassinato. "Tivemos um Carnaval violento em relação aos acidentes de trânsito, mas homicídio não houve nenhum", reforça Ed'Oner ao acrescentar que "os cidadãos que foram em eventos públicos, organizados pelas prefeituras da nossa região, tiveram a segurança reforçada por policiais militares".

O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, em Criciúma, tenente coronel Márcio Cabral, destaca que os números deste ano foram surpreendentes para a PM. Em Criciúma, houve somente uma ocorrência ligada ao Carnaval – o roubo de um veículo com uso de violência contra o proprietário, no bairro Quarta Linha.

O maior número de ocorrências foi registrado nas praias, como os balneários Rincão, Arroio do Silva e o Morro dos Conventos, em Araranguá, onde foram realizados mais eventos nas ruas. Policiais militares também prestaram apoio em eventos particulares no extremo Sul, como no Yate Club e Caverá Country Park, ambos em Araranguá.

Confira abaixo as ocorrências ligadas ao Carnaval que foram contabilizadas pela 6ª RPM durante a Operação Alegria:

– posse de drogas: 14

– embriaguez ao volante: 13

– apreensão de arma de fogo: 6

– vias de fato: 6

– tráfico de drogas: 4

– acidente de trânsito: 12

– morte em acidente de trânsito: 5

– roubo de veículo: 1

– roubo contra pessoa: 1

– mandado de prisão em aberto: 1