Geral

Operação do Núcleo Rondon da Udesc atende municípios do Sul de SC até dia 22

Operação do Núcleo Rondon da Udesc atende municípios do Sul de SC até dia 22

Foto: Divulgação / Comunicação Udesc

O Núcleo Extensionista Rondon – NER, da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, está prestes a iniciar a Operação Caminhos do Sul em 22 municípios integrantes das agências de Desenvolvimento Regional – ADR de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão.

A abertura das atividades ocorrerá nesta quarta-feira (12), no Cine Teatro Mussi, em Laguna, com as presenças do vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, e do secretário-executivo regional de Laguna, Luiz Felipe Remor, além dos mais de 300 participantes (acadêmicos e servidores).

Até 22 de julho, as comunidades atendidas receberão oficinas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

A Operação Caminhos do Sul será realizada nos seguintes municípios:

Armazém, Balneário Rincão, Braço do Norte, Cocal do Sul, Garopaba, Gravatal, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Paulo Lopes, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treviso, Tubarão e Urussanga.

O nome da 13ª operação do núcleo da Udesc contextualiza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária.

Atuação do NER

Em 12 operações, feitas a partir de 2010, o NER já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas em 114 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.

O núcleo possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.

Para os acadêmicos participantes do NER, a extensão pode ser percebida como uma ação de resposta da Udesc à sociedade que a financia, com a realização de atividades com foco em todas as comunidades e o compartilhamento do saber científico produzido pela universidade.

Colaboração: Comunicação Udesc

Notícias Relacionadas

Vice-governador garante permanência do SAER em Criciúma

Udesc suspende cronograma e prazos do Vestibular de Inverno devido ao novo coronavírus

Outro prazo adiado se refere ao lançamento do edital e ao início das inscrições, previsto para 1º de abril.

Acic faz apelo ao Estado para avanço na área tecnológica da região

Botos símbolo de Laguna correm risco de extinção