Segurança

Operação prende suspeitos de roubos a caminhões no RS, SC e SP

Quadrilha é suspeita de ter roubado cerca de 50 caminhões nos últimos meses.

A Polícia Civil desarticulou na manhã desta terça-feira (7) uma uma quadrilha especializada em roubos, furtos e clonagem de caminhões no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Ao menos 15 pessoas foram presas, sendo onze nas últimas horas e mais quatro ao longo das investigações, que iniciaram há cerca de 10 meses. Um suspeito ainda está sendo procurado.

De acordo com o delegado Juliano Ferreira, da Delegacia de Repressão a Roubos de Veículos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), pelo menos dois terços de todos os caminhões roubados no estado passavam pela mão da quadrilha. “Alguns caminhões, inclusive, viravam objeto de extorsão. Em alguns casos a pessoa nem recebia o veículo de volta”, disse em entrevista à Rádio Gaúcha.

Ferreira afirmou que a quadrilha é suspeita de ter roubado cerca de 50 caminhões nos últimos meses. Os veículos eram encaminhados para desmanche e tinham as placas clonadas. Além disso, segundo a polícia, o grupo agia, principalmente, em locais característicos de descanso dos caminhoneiros, como postos de gasolina às margens de rodovias.

O delagado destacou que eles conseguiam, inclusive, desativar rastreadores instalados por empresas a partir de um equipamento ilegal. Segundo Ferreira, alguns suspeitos tinham acesso a locais para disfarçar o crime, como oficinas mecânicas.

Conforme reportagem do site G1 Santa Catarina, nessa terça, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão temporária nos três estados. Onze foram presos pela manhã e um segue sendo procurado. A operação foi realizada em 12 cidades gaúchas da Região Metropolitana e interior do estado, além das cidades catarinenses de Sombrio e Araranguá e a capital paulista.

Cerca de 50 policiais civis da Delegacia de Repressão a Roubos de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) participam da Operação Carga Pesada.