Geral

Operação visa acabar com o esgoto clandestino na Praia do Mar Grosso

Foto: Elvis Palma

Foto: Elvis Palma

Desde a semana passada, uma operação multidisciplinar com técnicos, engenheiros e fiscais da Secretaria de Planejamento Urbano e o departamento de Fiscalização de Obras começou a vistoriar pontos críticos onde há despejo de esgoto clandestino na Praia do Mar Grosso.

De acordo com o coordenador dos setores de fiscalização do governo municipal, Waldir da Silva, nessa primeira etapa da operação será feito o mapeamento das regiões mais problemáticas e depois começa o processo de abertura. “Com a ajuda de máquinas começaremos a abrir os locais em que há ligações clandestinas para diagnosticar de onde saem”, explicou.

Após a identificação das ligações irregulares, será publicado edital de notificação dos proprietários dos imóveis com prazo para regularização. “Quem não possuir rede coletora será necessário regularizar com a construção de uma fossa e sumidouro. Quem já tem a rede, deverá procurar a Casan”, disse o coordenador.

A medida está sendo realizada conforme solicitação do Ministério Público, que exigiu a retirada do esgoto da praia. “Se a lei for descumprida, a rede será lacrada e o proprietário será multado de acordo com a lei ambiental, o código de obras e posturas do município”, afirmou Silva.