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Operários iniciam trabalhos de recuperação das SCs 370 e 108 em janeiro

Foto: Jornal Notisul

Foto: Jornal Notisul

Depois de mais de dois meses da assinatura da ordem de serviço – em 1º de outubro – entre representantes do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e a empresa Setep Construções, ganhadora da licitação, as obras de revitalização das SC’s 370 e 108 ainda não iniciaram na região. Pelo andamento da tramitação burocrática, operários no trecho somente no próximo ano.

Conforme o jornal Notisul, a recuperação consiste em obras de pavimentação asfáltica, com a colocação de novas sinalizações horizontais e verticais, e a execução dos sistemas de drenagem. A obra foi dividida em três trechos. Um dos caminhos é o que liga a via à BR-101, entre Tubarão e Gravatal, com uma extensão de 16,5 quilômetros. E entre Braço do Norte e Gravatal, com 15,3 quilômetros. Também está incluído o trecho da SC-108 entre Braço do Norte e São Ludgero, em um percurso de 6,3 quilômetros.

“A Setep deve realizar levantamentos descritos no projeto de reforma. Processo que ocorre na maioria das vezes, quando a empresa precisa fazer uma nova avaliação do local, que sofre alterações com o passar do tempo”, explica o engenheiro  do Deinfra responsável pela obra, Vilson Giassi.

Conforme o engenheiro, os trabalhos na pista ainda vão depender de encaminhamentos definidos pela construtora e a nova contratada para o trecho. “A empresa Esse ganhou a licitação para a fiscalização da rodovia mas, até o momento, não foi assinada a ordem de serviço. Como algumas empresas fazem recesso de fim de ano, talvez as equipes de trabalho comecem a atuar só em janeiro”, supõe Vilson.

Uma das mais perigosas

A SC-370 é uma das rodovias mais precárias em Santa Catarina, especialmente no trecho entre Tubarão a Braço do Norte. A revitalização é uma das obras mais aguardadas na região. O desenrolar do processo iniciou em março deste ano, quando o governador Raimundo Colombo aprovou o projeto de restauração. Estudos realizados na época pelos técnicos do Deinfra definiram a estrada como uma das mais perigosas do estado, onde circulam mais de 11 mil veículos por dia. Os editais de licitação para as obras foram assinados no dia 5 de junho e a abertura dos envelopes ocorreu somente um mês depois.