Geral

Ordem de serviço para construção da ponte de Congonhas é assinada

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Os tapumes já começaram a ser instalados no canteiro de obras na localidade de Congonhas (acesso aos balneários de Jaguaruna) bem no dia da assinatura da ordem de serviço para a construção da nova ponte no local. O ato ocorreria neste sábado, porém, foi antecipada para o fim da tarde desta sexta-feira, no auditório da secretaria de desenvolvimento regional, em Tubarão. “O governador Raimundo Colombo (PSD), devido a possibilidade do tempo chuvoso para este fim de semana, não poderia vir a cidade por via aérea. Ele também estará em Nova Veneza e Pedras Grandes”, informa o secretário de desenvolvimento regional da Cidade Azul, Estêner Soratto Júnior (PSDB).
 
Os serviços de terraplanagem realizados pelos funcionários da Souza & Esmeraldino Ltda, conhecido como Nova Construtora. devem iniciar já na segunda-feira,  o valor é de mais de R$ 1,5 milhão para edificar a nova passagem “O estaqueamento, ou seja, a fundação, inicia na quarta-feira. É uma obra importante para o desenvolvimento da região”, detalha Estêner.
 
Conforme o Jornal Notisul, para o prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti (PT), encerra-se um capítulo e inicia outro.  “Pedimos desculpas para a comunidade de Congonhas, mas naquela ocasião, não tinha outra alternativa se não derrubar a ponte. Era uma questão de segurança e uma reforma era inviável”, explica Olavio.
 
O líder de executivo de Jaguaruna, Luiz Napoli (PP), comemora o início dos trabalhos na ponte. “Todos estão de parabéns! É um empenho conjunto. Vale lembrar que esta obra será muito importante para escoar a produção agrícola do nosso município”, comemora.
 
A obra

A travessia será em concreto e terá 64 metros de comprimento e 8,9 metros de largura e deverá demorar cerca de oito meses para ficar pronta após a assinatura da ordem de serviço, ainda sem data marcada. Também haverá duas passarelas para pedestres, com largura de 1,1 metro, em um total de área construída de 569,6 metros quadrados. O recurso para a execução da obra virá do fundo social, sem contar com a contrapartida dos dois municípios.