Geral

Orleans recebe novo padre neste sábado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os fiéis que estiverem presentes na celebração da Santa Missa da Igreja Matriz Santa Otília neste sábado (1º) às 19 horas, conhecerão o novo padre, que chega para auxiliar o pároco Elias Della Giustina, nos trabalhos pastorais da Paróquia em Orleans.

Padre Rodrigo José da Silva foi o nome escolhido pelo Bispo Dom João Francisco Salm, em novembro do ano passado quando divulgou a lista de transferência de diversos padres para suas novas missões em 2014.

Padre Rodrigo, caçula de uma família de 12 irmãos, é natural de Cangueri de Fora, município de Imaruí. Filho de José da Silva (em memória) e Maria Patrício da Silva é o único padre na família. Vindo de uma família muito religiosa, ele lembra que foi através de um amigo seminarista que a vocação para o sacerdócio foi despertada. “Desde pequeno sempre achei encantador a vida do presbítero, mas nunca havia pensado em ser. Então, na adolescência conheci um seminarista que fazia estágio pastoral na Paróquia de Imaruí. Ele passou a partilhar sua vida no seminário, e este testemunho me encantou”, confessa.

Depois de muitos anos de estudos, ordenou-se padre no dia 20 de abril de 2013, na Paróquia São João Batista – Imaruí. Foi acolhido como estagiário, depois diácono, e por fim, como presbítero. “Sou muito grato à Paróquia de Capivari de Baixo na pessoa do Padre Adelino de Sousa Matildes”, destaca.

De casa nova e em nova missão, o sacerdote esteve essa semana visitando a cidade de Orleans. Bem recebido pelo pároco Elias Della Giustina, conhecido de longa data, padre Rodrigo menciona que teve uma boa impressão em sua chegada ao que diz respeito à Igreja e as pessoas. “Conheço o padre Elias desde o tempo de seminário, quando ele era coordenador diocesano de pastoral e residia no seminário. Depois foi meu reitor no seminário filosófico de Brusque, durante três anos. Encontramo-nos novamente, quando fiz estágio pastoral na paróquia da Catedral – Nossa Senhora da Piedade de Tubarão da qual ele era o pároco. Confesso que fiquei um pouco assustado com o grande número de comunidades que a cidade tem e a distância entre cada uma delas. Mas com a graça de Deus e a ajuda de tantas pessoas vamos trabalhar”, registra.

Padre Rodrigo convida todo povo para celebrar a Santa Missa na Matriz neste sábado. “A missa acontecerá de modo normal, sendo que no início, o Padre Elias como pároco fará a acolhida e eu continuarei presidindo a celebração. Desde já agradeço a acolhida! Deus está no coração daqueles que acolhem os irmãos. Estarei junto com vocês para ajudar naquilo que for possível. Peço que rezem pelos padres. De maneira especial: ajudem-me a ser um bom padre” finaliza.