Segurança

“Os pais e filhos devem se ouvir e se olharem”, diz padre Vander em palestra

Foto: Francis Leny

Foto: Francis Leny

“Quando os pais morrerem o que mais vai valer não é os hectares deixados, mas as conversas, a atenção dada aos filhos. Este é o primeiro princípio para a autoestima da família. O segundo é a comunicação. Os pais e filhos devem se ouvir e se olharem, expressar atenção”. Foi com estes ensinamentos que o Padre Antonio Vander iniciou a palestra para os pais ou responsáveis e os adolescentes assistidos pelo Serviço de Medidas Socioeducativas, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Içara (CREAS).

A palestra aconteceu na tarde desta quinta-feira no 1º Encontro de Pais/Responsáveis e Adolescentes do Serviço de Medidas Socioeducativas, realizado na sala de capacitação da Igreja Matriz São Donato. Padre Vander abordou os dez princípios básicos para a harmonia de uma família. Segundo ele, delas, a terceira lição é a coerência e o quarto princípio é a iniciativa, bom humor e inquietude interior.

“Os pais precisam ter coerência na exigência aos filhos. Para cobrar é preciso dar exemplo. Não adiante falar sentado para o filho ir à missa, por exemplo, se ele não vai. Tem que ser ativo e acompanhá-lo”, exemplifica. “O quarto princípio gira em torno da iniciativa; do bom humor e inquietude interior. Três fatores úteis para a harmonia da família. A rotina é inimiga na relação entre pais e filhos e do casal que se, vivenciado, contagia o filho. Os pais também devem fazer elogios, como: “Estou orgulhoso de você, meu filho!”. E eles também escutarem os pais”, aconselhou.

O encontro foi organizado pelo Serviço de Medidas Sócioeducativas do CREAS que presta atendimento para adolescentes de 12 a 18 anos, de ambos os sexos, na liberdade assistida e cumprimento de medidas aplicadas pelo Estatuto da Criança e ao Adolescente (ECA), artigo 112, como prestação de serviços comunitários. 

Colaboração: Francis Leny