Saúde

Os riscos das dietas milagrosas de verão

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

Quem nunca fez ou tentou fazer uma daquelas dietas malucas para perder peso rápido? Variedade não falta: a dieta de pouco carboidrato, de muita proteína, do chá, lua, dos pontos, enfim, cada uma com sua proposta milagrosa. Com o verão chegando todos querem estar com o corpo em forma e é nessa época que muitos cometem as loucuras de cortar certos alimentos do cardápio, sem nenhuma prescrição de um nutricionista.

Uma das principais tendências tem sido a adesão às dietas que privilegiam o consumo exclusivo de proteínas e a eliminação do carboidrato. O resultado é a perda rápida de peso, que muitas vezes engana porque na verdade perde-se líquidos, sais minerais e vitaminas, elementos fundamentais para o sistema cardiovascular.

O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo e quando retirado da alimentação o corpo busca sua reserva energética nos músculos. A pessoa pensa que perdeu peso e muitas vezes perdeu massa muscular e água.

“Devemos ter em mente que não existe milagre, mas sim uma série de fatores que incluem mudança de hábitos alimentares, atividade física, ou seja, mudança de estilo de vida que podem sim contribuir para um peso corporal adequado”, salienta a nutricionista do Núcleo de Atenção à Saúde da Família-Nasf de Laguna, Denise Maciel.

O famoso efeito sanfona é somente uma das conseqüências de uma dieta restritiva. Consumir proteínas em excesso como carnes vermelhas, ovos, queijos e embutidos pode levar a sobrecarga de rins e fígado, além de aumentar o nível de triglicerídeos e do colesterol ruim.

Se mantidas por um longo período também resultam em problemas como queda de cabelo, unhas fracas, anemia, além de causar dores de cabeça, náuseas, irritabilidade e até anorexia.

Caso do Padre Marcelo Rossi

Nas últimas semanas o caso da dieta restritiva do Padre Marcelo Rossi foi bastante comentado. Durante seis meses sua alimentação consistia apenas em alface, cebola, dois hambúrgueres pela manhã e outro depois das 18h. Sua dieta excluiu completamente os carboidratos. Como conseqüência Rossi teve diversas complicações de saúde.