Saúde

Outubro Rosa: empresária tira importantes aprendizados da luta contra o câncer de mama

Proprietária da Diva Acessórios, do Center Shopping Araranguá, relembra a luta contra o câncer de mama e deixa um recado para todas as mulheres: prevenção é o melhor caminho

Há pouco mais de um ano, a comerciante Elsa Meister da Silva, 55 anos, teve sua rotina alterada com uma descoberta que mudaria o rumo da sua vida. Em abril de 2016 ela foi diagnóstica com câncer de mama.

Sem muito tempo para se abalar, Elsa foi encaminhada para cirurgia e tratamento logo em seguida. “Foi encontrado um nódulo do tamanho de um grão de arroz na minha mama direita. Eu procurei um médico quando eu tive uma sucção (Quando o mamilo entra para dentro da mama)”, conta.

Proprietária há seis anos da Diva Acessórios, loja que fica localizada no Center Shopping Araranguá, ela mantém uma rotina semanal de viagens ao Centro do país. “Quando eu descobri a doença, a minha maior preocupação foi como eu iria parar meu trabalho para fazer o tratamento”, relembra. “E isso foi uma coisa que eu tive que trabalhar na minha mente”, detalha.

Em agosto de 2016, Elsa realizou uma cirurgia para a retirada do nódulo e de outubro a maio deste ano, ela fez quimioterapia e radioterapia no hospital São José, em Criciúma. “Eu tive uma recuperação muito boa, e graças a Deus, já na quimioterapia eu pude voltar a trabalhar. Eu venci a etapa do tratamento e agora preciso me cuidar, tomar o remédio e fazer acompanhamento médico, para após cinco anos, ser concretizada a cura”, explicou.

Novo penteado

Um dos maiores dilemas durante a quimioterapia, principalmente das mulheres, é sobre o cabelo. Com o tratamento, os cabelos caem, mudando radicalmente a aparência do paciente. Sobre este período, Elsa relembra que a queda do cabelo não foi um problema para ela. “Eu ficaria triste se tivesse que perder uma perna, um braço, mas não o cabelo”, contou.

Após o tratamento, o cabelo voltou a crescer timidamente, revelando belos fios grisalhos. Além de gostar do seu novo cabelo, Elsa pretende adotar o penteado da personagem do filme “O Diabo Veste Prada”, Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep. “Ela é poderosa, elegante e eu quero me sentir assim também”, disse, entre risos.

Dica valiosa

Antes de ser diagnosticada, Elsa revela que nunca havia feito sequer uma mamografia. “Eu achava que isso nunca ia acontecer comigo”, detalha. No período em que esteve em tratamento, Elsa foi uma verdadeira guerreira: enfrentou a doença, lutou, não se abateu e venceu. Mas ela deixa uma dica importante para todas as mulheres. “A prevenção não é só importante, como primordial”, alertou.

Nova visão de mundo

Da vida corrida, após o tratamento, Elsa conta que mudou radicalmente sua visão a respeito do mundo. “Antes eu não valorizava as coisas simples da vida. Hoje, eu paro para ouvir o passarinho cantar e admiro a vida acontecer. Antes eu dava muito valor aos bens materiais, hoje, eu vivo cada dia intensamente”, concluiu.

Outubro Rosa

Estamos no mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. Faça o autoexame, a mamografia e fique em dia com a saúde do seu corpo. Nos dias 19 e 20, das 17h às 21h, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Secretaria de Saúde de Araranguá vão fazer um trabalho de orientação às mulheres nos corredores do Center Shopping.

Colaboração: Ana Acordi e Felipe Balthazar

 

Notícias Relacionadas

Jantar Beneficente das Amigas do Peito mobiliza mais de 600 pessoas em Cocal do Sul

Outubro Rosa: Campanha reforça importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao câncer de mama

Assim como em outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Rede Feminina de Criciúma busca voluntários para seu 9ª Pedágio Solidário

Ação será realizada no sábado, dia 06 de agosto, das 8h às 12h.

Outubro Rosa: Estado lança campanha pela prevenção e combate ao câncer de mama

Neste ano, a campanha também traz informações sobre o câncer de colo de útero desenvolvido por meio do Papilomavírus Humano – HPV.