Saúde

Pacientes começam a ser chamados em mutirão de exames em Criciúma

Secretário de Saúde Paulo Conti (Foto: Divulgação)

Secretário de Saúde Paulo Conti (Foto: Divulgação)

Uma ação de impacto expressivo na saúde pública de Criciúma será deflagrada pela Administração Municipal, a partir desta segunda-feira (11). A Secretaria de Saúde já está envolvida na convocação dos pacientes cadastrados nas filas de espera de exames para agendamento da autorização dos procedimentos. O mutirão reúne o investimento de R$ 3 milhões com o propósito de zerar as demandas reprimidas na rede do município.

O programa de realização de consultas e procedimentos em larga escala foi lançado em 26 de junho e ultrapassou, nesta semana, as etapas administrativas de licitação e contratação dos prestadores de serviço.

Devido ao grande volume de atendimentos, segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Conti, a organização do mutirão será dividida em duas etapas. A liberação dos exames ocorrerá sempre no Salão Ouro Negro, mediante apresentação de requisição médica. “Neste primeiro momento, faremos o chamado dos pacientes que aguardam exames. Em setembro vamos começar a autorizar as consultas, por ordem cronológica”, explica.

A força-tarefa com apoio de prestadores de serviço vai constituir 15 mil exames e 15 mil consultas, conforme o prefeito Márcio Búrigo. Médicos especialistas em endocrinologia, geriatria, dermatologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e psiquiatria estão incluídos no mutirão. “Vamos disponibilizar 32 tipos de exames com o propósito de efetivamente zerar a fila de espera. Esta atitude vem ao encontro da preocupação deste governo com as demandas de média e alta complexidade”, ressalta.

Colaboração: João Pedro Alves