Saúde

Pacientes do Setor de oncologia pediátrica do HSJosé ganham cardápio diferente

Pizza, macarrão, hambúrguer e batata assada no jantar

Foto: Katia Farias

Foto: Katia Farias

Se alimentar faz bem, é necessário e, quase sempre, prazeroso.

Para os pacientes internados no Setor de Oncologia Pediátrica do HSJosé a situação não é diferente. As crianças e adolescentes em tratamento precisam se alimentar bem, por isso a preocupação do Setor de Nutrição do Hospital é proporcionar a eles alimentos nutritivos e gostosos, diariamente.

É fato, que em alguns momentos devido ao tratamento, muitos pacientes perdem o apetite e o gosto por determinados alimentos. Pensando em melhorar esta situação e após ouvir algumas sugestões dos pais, as nutricionistas do HSJosé se reuniram junto com as médicas do Setor e familiares para saber o que realmente as crianças poderiam e gostariam que fosse preparado para elas.

Depois de algumas conversas e sugestões, as nutricionistas elaboraram um novo cardápio que chamou a atenção da garotada; todos aprovaram os novos pratos oferecidos no jantar. “Pensamos em tudo com muito cuidado e carinho. Estas crianças já têm limitações impostas pela doença. Por isso resolvemos adequar uma das refeições oferecidas no dia às preferências alimentares deles, tornando este momento mais atrativo. Percebemos que o resultado foi muito positivo”, aponta Leila Julio Viana (CRN/10 4131), nutricionista responsável pelo Setor de Oncologia Pediátrica do HSJosé.

Todos os alimentos utilizados são produzidos no Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital, para garantir a qualidade e procedência dos alimentos.“Cuidamos de todo processo para garantir a segurança do paciente, e quanto a qualidade do que é servido para eles. Não recebemos e não servimos nada vindo de fora sem garantir a origem dos alimentos.”, declara a nutricionista Andriele Gonçalves Marcon (CRN/102425).

O novo cardápio possui alguns itens que são a preferência dos pacientes mirins, como hambúrgueres com batata assada, mini pizzas, macarrão a bolonhesa entre outras delícias. Segundo Leila, o macarrão virou o “queridinho” dos pequenos, alguns pedem que tenha mais vezes na semana. 

Tais Laurindo da Silva, luta contra a Leucemia desde 2011, hoje com 19 anos a paciente ainda recebe a alimentação preparada para a oncopediatria, ela afirma que já comeu muito a comida elaborada pelas nutricionistas , mas esta novidade tem agradado a jovem ainda mais.“Já recebi todo o cardápio, gostei de tudo, mas adoro pizza, é a minha escolha. O almoço também esta mais gostoso, mais saboroso. Muito boa a comida mesmo”, declara Tais.

Crianças com câncer, quando estão em tratamento, apresentam alguns sintomas que geralmente fazem com que percam o apetite. Febres ou diarreias são motivos muitas vezes de internações, por isso o cardápio destes pacientes precisa ser elaborado de forma diferente e com um cuidado maior. É importante apontar ainda que por isso, estes pacientes nunca podem consumir alimentos de origem duvidosa. Todos os alimentos são preparados de acordo com a necessidade nutricional de cada um. Nenhum alimento é oferecido pelo hospital aos pacientes sem o controle e a aprovação do Setor de Nutrição da Instituição.

Colaboração: Katia Farias