Geral

Padre caminhoneiro celebrará missa em Tubarão

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Guiado por Nossa Senhora da Estrada, tema de reportagem do Fantástico recentemente, o padre caminhoneiro Germano Nalepa desembarca em Tubarão. Na boleia há quase 20 anos, o padre carrega em seu caminhão uma carga preciosa: uma capela, que ele abre aos fiéis a partir das 20h30min de sábado, no posto de combustível Osório, no bairro São Cristóvão, às margens da BR-101.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, a missa especial, realizada por todo o Brasil, é uma promoção da Pastoral Rodoviária, com sede em Curitiba, no Paraná, e que iniciou o trabalho em 1976 com o padre polonês Marian Litweka. A pastoral tem mais dois padres na estrada – padre Arno e o padre Miguel. Todos são motoristas de caminhão. 

Em 1995, padre Germano, que visita Tubarão para a missa, aprendeu a dirigir caminhão e não parou mais. Trocou de vez a cidade pelo asfalto e reza missas nos postos de combustível em todo o país, assim como acontecerá na Cidade Azul. Segundo o padre, eles ficam por nove meses na estrada e uma média de 400 quilômetros por dia. 

Em Tubarão, a missa está a agendada há mais de um ano, segundo conta o padre Germano, por telefone. “Quando chego à cidade, ligo o megafone e aviso os caminhoneiros que haverá missa. Muitos se espantam, mas no fim a missa acontece normalmente. Haverá benção das chaves e de todos que estiverem no local”, fala o padre. Ele completa que os fiéis se acomodam como podem, já que a missa acontece em local aberto.