Geral

Pai doa rim para salvar vida de filho

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

A história do produtor de suínos Jair Fernandes Moraes, 41 anos, de Armazém, é muito mais do que apenas superação. É de amor incondicional. Foi o pai, Nardi José Moraes, de 62 anos, quem doou um rim ao filho.

Jair descobriu que precisaria de transplante há seis anos, através de sintomas como fortes dores de cabeça e pressão alta. Ao consultar, foi diagnosticado com insuficiência renal crônica e informado que precisaria fazer diálise ou transplante.

“Eram apenas dois caminhos e meus pais se candidataram para serem doadores. Felizmente, meu pai foi 96% compatível. É difícil definir o que sinto com a atitude que meu pai tomou, é um sentimento inexplicável. Hoje, posso dizer que, além de pai e filho, somos irmãos”, comemora Jair em entrevista para o jornal Diário do Sul

Para Nardi, a decisão foi a que qualquer pai que ama o filho tomaria. “Quando Jair descobriu o problema, ficamos preocupados. Ao saber que poderia ser doador, foi uma alegria imensa, pois ajudaria a salvar meu filho. Na hora, os pais fazem tudo o que for preciso pelos filhos e senti que estava dando o melhor de mim. Hoje, vivemos mais grudados do que antes, os laços estão ainda mais fortes”, conta o pai, emocionado.

Segundo o pai de Jair, a maior alegria é poder estar ao lado do filho e aproveitar cada momento. “Peço a Deus que continue permitindo que a gente possa se abraçar como pai e filho e que nos dê muito tempo de vida juntos. Vivemos uma história de luta e vitória”, ressalta Nardi.

Jair realizou o transplante em 2008 e atualmente passa por exames periódicos, a cada 60 dias, na Fundação Pró-Rim, em Joinville.