Geral

Paixão de Cristo reúne centenas de fiéis na Mina União

Procissão até o Morro da Cruz envolveu sete comunidades na manhã desta sexta-feira Santa (18)

Os dois quilômetros de caminhada que culminaram em 300 metros finais de uma subida íngreme e sinuosa do Morro da Cruz, na Mina União, além do calor, foram driblados com maestria em nome da fé, pela aposentada Amélia Ronchi Montin, 65 anos. Ela se juntou a centenas de fiéis na manhã desta sexta-feira Santa (18), que participaram da encenação da Paixão de Cristo, organizada pelo grupo de jovens da Igreja Nossa Senhora da Saúde.

Com os olhos marejados Amélia não escondia a emoção em participar mais uma vez do momento religioso cultivado desde a infância. No topo do morro, próximo a cruz onde aconteceu a dramatização da crucificação de Jesus Cristo, após uma hora de caminhada e reflexão, o alívio que veio da alma e não do cansaço. “Sinto-me com a missão cumprida. É um dia muito importante para a oração e pedirmos para que as pessoas tenham mais amor no coração. O Brasil está tomado pela violência, é preciso rezar muito”, comentou.

A caminhada liderada pelo padre Chico, reuniu sete comunidades: Cidade Mineira, Mina União, Vila Manaus, Santa Luzia, São Sebastião, Jardim Montevidéu e Morro da Cruz. “Que cada um faça esta reflexão, que cultive mais amor no coração, assim como fez Jesus Cristo. Que o amor seja sempre maior que o ódio e que a união entre as famílias sempre prevaleça”, destacou padre Chico.

Acompanhado da primeira dama Izabel Grijó Búrigo, o prefeito Márcio Búrigo, foi testemunha das inúmeras demonstrações de fé em cada uma 15 estações da Via Sacra que levaram ao calvário no Morro da Cruz. “Cada vez que estendemos a mão a um irmão estamos agindo conforme os ensinamentos de Cristo. Este é um momento de reflexão, de silêncio interior para que possamos compreender que Cristou não fugiu de seu destino e carregou a cruz com o peso de todos os pecados e nela foi crucificado para redimir nossos erros e nos mostrar o que é o verdadeiro amor”, comentou Búrigo. O vice-prefeito, Verceli Coral, e o deputado federal Jorge Boeira e também estiveram presentes na procissão.

Colaboração:Fernanda Zampoli/Diretoria Executiva de Comunicação

 

[soliloquy id=”63586″]