Geral

Palestra em Tubarão: as lições de Barbosa sobre ética e política

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

O  sucesso da palestra do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa na noite de quarta-feira, em Criciúma, se repetiu ontem no ginásio poliesportivo da Unisul, em Tubarão. Relator no caso do Mensalão, o que lhe rendeu imensa popularidade, o mineiro de 59 anos falou durante mais de uma hora sobre o tema “O Poder e a Ética no Brasil”.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, o ex-ministro do STF chegou à Unisul por volta das 20h30 cercado por vários seguranças e alguns assessores. A reitoria da universidade planejava uma rápida conversa com Joaquim Barbosa em um ambiente reservado, mas o atraso na viagem fez com que ele fosse diretamente para a palestra. Vestido com um terno azul-marinho, camisa azul e gravata também em tons azuis, o chamado “herói do caso do mensalão” pela população de todo o país foi bastante aplaudido assim que foi apresentado no cerimonial.

Barbosa usou como referência as últimas duas décadas para comentar diversos aspectos políticos. Questões como ética, nepotismo, corrupção e reeleição foram analisadas e comparadas com o sistema político de outros países. Segundo ele, a reeleição é um ingrediente tentador para o início dos processos de corrupção.

Temas como o índice de participação da população nas eleições e sistema prisional também foram comentados pelo ex-ministro do STF. Segundo ele, a fiscalização e cobrança do povo sobre as ações dos políticos precisam ser permanentes. ​“Tem de se evitar esse fenômeno do toma lá dá cá que existe na política brasileira”, advertiu.

Essa foi a quarta palestra de Joaquim Barbosa após a aposentadoria como ministro do Supremo Tribunal Federal. Antes de Tubarão, ele havia se apresentado terça-feira em São Paulo, no Congresso Internacional de Shopping Centers, evento organizado pela Abrasce, entidade representativa dos shoppings do Brasil, e no dia seguinte esteve no Siso’s Hall, em Criciúma. Nessa primeira visita a Santa Catarina, Barbosa foi ouvindo por cerca de 1.800 pessoas. Na quinta-feira, o ex-ministro também fez uma palestra na Associação Empresarial de Joinville (Acij).