Geral

Palestra show vai marcar o Dia de Combate a Violência Contra a Mulher em Içara

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de alertar, orientar e conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres a secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promove na próxima terça-feira um grande encontro em alusão ao “Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher”.

Na ocasião acontecerá uma palestra show ministrada por Adriana Medeiros sobre o tema: “Ser Feliz é uma Escolha”. O evento será realizado na Sociedade Recreativa Ipiranga, a partir das 13h.

“Violência contra mulher mexe em algo extremamente frágil, que são os seus sonhos e a sua esperança. Por isso precisamos estar colocando em evidência esta luta diária e esta é a proposta do evento que acontecerá na próxima semana, pois a Campanha de combate a violência contra mulher, vem alertar e motivar a sociedade, na importância de apoiar a vitima, encorajando-a a denunciar”, destacou a secretária de Assistência Social, Juci Fernandes.

Já a coordenadora do CREAS, Priscila Fernandes, explicou sobre a Margarida, flor tema da campanha. “A Margarida representa a pureza, inocência e o amor que as relações humanas devem cultivar. A flor inteira significa a integralidade da mulher, ela por inteiro, feliz e sendo respeitada. As pétalas caindo, demonstram a destruição que a violência provoca. E as pétalas que caem são as diversas perdas: emocionais e físicas”.

O serviço em Içara

De acordo com a coordenadora do CREAS, das vítimas que procuram o Serviço Especializado de Atendimento à Mulher, realizado no município por meio do Programa de Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), cerca de 60% desistem da denúncia criminal. “Muitas denunciam a violência no CREAS, mas na hora de fazer o registro na Polícia Civil desistem e voltam para os seus maridos ou companheiros”, assinala Priscila. “Não podemos fechar os olhos. Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei, denuncie”, complementa a psicóloga, Luciana Jerônimo.

Sobre a data

A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes e presas até serem brutalmente assassinadas.

A partir daí, 25 de novembro passou a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência. A definição ocorreu em encontro realizado em Bogotá, na Colômbia, em 1981, por organizações de mulheres de todo o mundo, reunidas na ocasião.

Sobre a palestrante

Adriana Medeiros é palestrante motivacional. Atua também nas áreas de vendas, comportamental e de qualidade no atendimento. Suas palestras motivacionais têm como diferencial o humor e a música.

Adriana é Coaching, Mentoring e Holomentoring credenciada pelo Sistema ISOR, com foco em motivação, equipes, liderança e gestão em empresas. Também doutora em engenharia de produção com foco na psicologia existencialista, pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Autora do livro “O dia da mudança” sucesso de vendas no Brasil, Portugal e França. Também foi lançado na Alemanha, Canadá, Bélgica e Suíça.

Com informações da Jornalista Alexandra Cavaler / Assessoria de Comunicação PMI

Com informações do site Clicatribuna