Geral

Panetones para agradar neste Natal

Alimento típico nas festas de fim de ano, o doce caiu na graça popular, tornando-se indispensável na ceia natalina.

Foto: Samira Pereira

Foto: Samira Pereira

Impossível falar de Natal e festas de fim de ano e não lembrar deles. De frutas ou chocolate, trufados ou com sorvete, os panetones ganharam a preferência popular, agradando a todos os gostos. No entanto, conforme o chefe de produção da rede de supermercados Manentti, Jairton Marangoni, o produto deixou de ser sazonal e de ser consumido somente no fim do ano. Hoje, ele tem saída durante todas as estações. “Produzimos sempre, mas nesta época com certeza a procura é maior. Nossa expectativa é fazer aproximadamente 40 mil unidades, sem contar os de marcas terceirizadas, para atender a demanda até o fim de dezembro”, coloca.

Todo ano o acréscimo nas vendas gira em torno de 8% a 10%. E isso se deve a diversos fatores, conta Marangoni. Primeiro, porque as pessoas se habituaram a comer o alimento. “Em segundo lugar, é que o produto vem se aperfeiçoando, ganhando cada vez mais em sabor e textura”, acrescenta. Na rede de supermercados, por exemplo, os panetones passam por um rígido processo de produção antes de serem colocados à disposição cliente na prateleira. “Trabalhamos com matéria-prima de primeira, para oferecer um alimento com qualidade. Alguns ingredientes, por exemplo, vêm de uma fornecedora alemã. Além disso, caprichamos no recheio, acrescentando mais frutas e chocolate que o normal”, enfatiza.

O doce, tradicional no Natal e originário da Itália, tem leve sabor de baunilha e chama a atenção pela maciez e recheio. Para a aposentada Nair Albuquerque de Morais Souza, o Natal não é o mesmo sem o panetone na mesa. “Tem que ter. No mês que antecede a data, mesmo, se deixarem eu como todos os dias. Ele já dá um clima todo especial ao fim do ano”, pontua. “E quanto mais recheio, melhor. Se for úmido, então, eu não resisto”, conta, bem humorada.

Conforme Marangoni, os clientes estão cada vez mais exigentes, o que faz a busca por aprimoramento ser constante. “Trabalho há 25 anos com panificação e acompanhei as mudanças na área. Como o consumidor quer produtos de qualidade, temos de ir busca de novos formatos sempre. Por isso, nosso panetone, assim como os demais alimentos da padaria, são pensados e produzidos com toda a tecnologia que dispomos, para que o resultado seja o melhor possível”, enfatiza.

De acordo com o chefe de produção, o segredo do produto bem feito é, além de bons ingredientes, o amor pelo trabalho que está sendo desenvolvido. “Com carinho, tudo fica bom, o sabor é diferente. Se fizer com cuidado, trabalhando a massa como deve ser, com certeza a receita ficará com um gosto diferente”, garante. 

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação