Geral

Para fomentar o setor, Associação Via Gastronômica é lançada na ACIC

Foto: Douglas Saviato

Foto: Douglas Saviato

Deixar o setor gastronômico mais unido, qualificar profissionais e estruturar os estabelecimentos. Estas são algumas das primícias da Associação Via Gastronômica de Criciúma lançada na noite dessa terça-feira, dia 4, na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC. A união de empresários do setor gastronômico nasce na intenção de tornar este ramo mais forte e preparado aos consumidores e turistas.

De acordo o presidente da Associação Via Gastronômica Criciúma, Jamal Jamil Abdallah, a diversidade é um dos pontos mais fortes que pode ser explorado na região. A cidade de Criciúma possui um grande número de restaurantes e com culinárias distintas, que são exploradas pelas etnias colonizadoras do município.

“A diversidade é um dos pontos mais fortes que podemos explorar. Se nos faltam pontos turísticos ou grandes belezas naturais, o setor gastronômico pode atrair as pessoas, pois conhecer a culinária de uma região também é um turismo cultural”, frisa.

Na avaliação do presidente, uma das motivações da associação é que a maioria das pessoas não conhecem o potencial gastronômico da região, uma tarefa que a associação cumprirá, fomentando a culinária local. Criciúma conta com 500 restaurantes registrados, o que gera seis mil empregos diretos e 21 mil indiretos, além de movimentar R$ 170 milhões na economia local anualmente, segundos dados o IBGE.

De acordo com o presidente da ACIC, César Smielevski, essa iniciativa não deve ser vista como uma concorrência. “Todos os associados devem ser como soldados parceiros, pois é um setor da economia que move milhões e gera empregos diretos e indiretos”, frisa. Esteve presente no evento de lançamento da associação, o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Ricardo Fabris, e o secretário de planejamento e desenvolvimento econômico do município, Jader Westrup, representando o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo. 

Associados – Os restaurantes membros da associação, são: Churrascaria Apolo XVI, Saikoo, Água Doce Cachaçaria, Mai, Beer Beef, Fábrica de Costela, Restaurante Oásis, Chilli Chicas, Ristorante Dibeppo, Cantina Vettorazzi, Jin Jin Wok, Brio – Cozinha Contemporânea, Restaurante Mamma Allegri, Du Doro Maggiore, Toca do Mineiro, Restaurante Estaleiro, Confraria Restaurante e Pizzaria, Varandas Restaurante, Empório das Massas, Chico Pizzas.

Colaboração: Douglas Saviato/Novo Texto Comunicação