Geral

Parceira entre governo e PROCON traz unidade móvel a Içara

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

A partir de quinta-feira Içara será a capital de Defesa do Consumidor. Isto porque a cidade será a primeira do país a receber a Unidade Móvel da Escola Estadual de Defesa do Consumidor. A ação acontece em parceria entre a prefeitura e o PROCON do município e estadual e será realizada na Praça da Matriz São Donato, com abertura oficial no dia 08, às 19h30min.

A atividade que segue até o dia 23 de maio envolverá aproximadamente 1.660 estudantes, do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, que participarão de palestras. Também podem participar representantes de associações, fundações, CDL, ACII e demais interessados.

Funcionando em um caminhão baú com uma abertura lateral a estrutura daEscola de Defesa do Consumidor se transformará em uma sala de aula com capacidade para 40 pessoas. A sala inclui secretaria, sistema de audiovisual, material didático, ferramentas como vídeos, publicações e materiais lúdicos com o objetivo de ensinar a educação para o consumo de uma forma consciente a toda população, de forma itinerante.

“Essa estrutura vai percorrer todas as cidades disseminando a educação para o consumidor. Em cada cidade a proposta pretende fazer palestras e orientar toda a população, mas principalmente os jovens consumidores para que eles cresçam sabendo quais são seus direitos e como proceder na hora da compra”, explicou Giovani Martins da Silva, coordenador Procon de Içara.       

Martins ainda ressalta que a iniciativa também serve como auxilio ao procons municipais na divulgação de um direito que é muito importante: o do consumidor. “A cada dia as pessoas vem consumindo mais e, consequentemente, o número de reclamações também cresce. Logo um consumidor bem orientado fará valer seus direitos”, concluiu.

As palestras serão ministradas aos estudantes em dois períodos: matutino e vespertino. Caso haja interesse de outras instituições, turmas extras serão viabilizadas no período noturno. Para isso basta entrar em contato com o Procon do município pelo fone (048) 3432-5299.     

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI