Geral

Parceria entre Secretaria de Educação e SAMU leva orientação a estudantes de Içara

Foto: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI

Foto: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI

Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 e diminuir os índices de trotes ao serviço, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara junto à equipe do SAMU promoveu nesta semana uma palestra para os diretores de Escolas e CEIs da rede municipal sobre o uso correto do Serviço.

O encontro aconteceu na Casa do Professor Ilda Colle onde o tema foi apresentado pela do SAMU, Ludmila Santos que na ocasião explanou sobre inúmeros pontos como o início dos serviços e o que é o SAMU 192, abrangência em Santa Catarina, equipe da Central de Regulação e seu funcionamento, unidades de apoio, fluxograma de atendimento, quando chamar o Serviço de Atendimento e como proceder durante a chamada.

A proposta de levar orientações aos estudantes içarenses tem ainda na programação outros encontros com os diretores e neles serão abordados primeiros socorros, asfixia e reanimação, traumatismo, queimaduras, hemorragias e transporte de acidentados.

“O objetivo é o de capacitá-los para a realização de manobras iniciais de primeiros socorros dentro da escola, até a chegada do serviço de emergência ao local. Esta formação é de muita importância, pois estamos com o bem mais precioso dos pais que são os seus filhos”, ressaltou o Secretário de Educação, Antônio de Mello.

Após encerradas as atividades com os diretores o projeto vai iniciar o trabalho com  estudantes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) das escolas da rede municipal para quem serão ministradas palestras. “Pretendemos conscientizar os estudantes sobre a atuação correta em situação de risco e mostrar como deve ser feita a solicitação de ajuda do serviço 192”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental, Gerusa Bolsoni.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI