Geral

Parcerias ampliam possibilidades para tratamentos de dependentes químicos

Equipe multiprofissional faz em média 180 atendimentos/mês

Com uma equipe multiprofissional atendendo na Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas de Içara, o governo municipal, por meio da secretaria de Saúde, firmou parcerias e amplia a possibilidade de tratamento para dependentes químicos do município.

Os atendimentos são feitos por Psiquiatra, Psicólogos e Técnica de Enfermagem. Já os encaminhamentos ocorrem via unidades de saúde, mas também podem ser feitos conforme avaliação dos profissionais do CREAS, CRAS e Conselho Tutelar. O psicólogo atende nas segundas, terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h; já o psiquiatra às sextas-feiras, alternadamente.

Os profissionais, que fazem em média 180 atendimentos/mês (Psicólogo 120 e Psiquiatra 60), fazem as avaliações e os devidos encaminhamentos que vão desde tratamento ambulatorial à internação, o que ocorre de acordo com a capacidade de leitos de cada instituição hospitalar parceira. Todo procedimento é feito através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os hospitais que firmaram parceria com o município estão São Jose Bocainas do Sul, Hospital Maternidade Santa Cecilia, Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, e São Roque, em Morro da Fumaça, além das comunidades terapêuticas.

“O acolhimento feito pela subsecretaria faz toda a diferença, pois o vinculo criado entre o acolhimento e o atendimento passa maior confiança aos paciente em tratamento”, explicou o secretário da Pasta, Lauro Nogueira.

Para o procedimento é necessário apresentar documento de identidade (RG), cartão SUS e comprovante de residência. O agendamento é realizado na Subsecretaria.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI