Saúde

Parque das Nações recebe ação em alusão ao Dia de Combate ao Colesterol

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para conscientizar a população no Dia Nacional de Combate ao Colesterol, que é celebrado na sexta-feira (8), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizarão, no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no dia da instituição da data, uma ação especial. Orientações sobre alimentação e atividades físicas farão parte do cronograma organizado pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) Próspera, Operária Nova e Pinheirinho, entre 17h e 21h,

Conforme a nutricionista do NASF Próspera, Cláudia Madeira Leal, a ação visa conscientizar a população sobre a gravidade do problema e dar dicas de como evitar ou tratar a doença. “O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal. No nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares”, comentou.  

Existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. O bom, identificado pela sigla HDL (High Density Lipoproteins) auxilia o bom funcionamento do coração, ao promover uma verdadeira faxina por dentro das artérias (Veja quadro I). Já o ruim, conhecido como LDL (Low Density Lipoproteins), ajuda na produção de hormônios, mas funciona de maneira oposta ao HDL, quando é gerado em excesso pelo organismo. Ou seja, conforme aumenta de quantidade, o LDL se solidifica dentro das veias do coração e gera placas gordurosas que obstruem a circulação sanguínea e favorecem a ocorrência de infartos e AVCs.

Cláudia ressalta ainda que estratégias medicamentosas e modificações no estilo de vida são consideradas as principais medidas de controle do excesso de colesterol. “Estudos epidemiológicos mostram que elevadas concentrações de colesterol total aumentam a probabilidade do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo potencializadas no decorrer da vida pela obesidade e por uma série de outros fatores, como tabagismo, hipertensão arterial, hábitos alimentares, histórico familiar e sedentarismo”, declarou.

Caso ocorra mal tempo o evento será cancelado e realizado em nova data.

O que é LDL e HDL:

LDL: significa Low Density Lipoproteins, ou lipoproteínas de baixa densidade. Também conhecido como o “colesterol mau”, o LDL transporta partículas de gordura do fígado até as células dos tecidos, favorecendo o seu acúmulo nas paredes internas das artérias e diminuindo o fluxo do sangue, o que contribui com a ocorrência de doenças cardiovasculares.

HDL: significa High Density Lipoproteins, ou lipoproteínas de alta densidade, é chamado de “colesterol bom” porque tem a capacidade de remover os cristais de colesterol ruim, acumulados na parte de dentro das artérias, transportando-os de volta ao fígado, onde são finalmente eliminados.

Valores de Referência do LDL

Ideal: menor que 100 mg/dl

Valores altos para ambos os sexos: entre 160 e 189 mg/dl

Valores muito altos para ambos os sexos: 190 mg/ dl ou superior

Valores de Referência do HDL

Ideal: igual ou superior a 60mg/dl

Baixo para homens: 40 mg/dl ou inferior

Baixo para mulheres: 50 mg/dl ou inferior

O Evento contará a seguinte programação:

·        Recepção da População e Entrega do Material Educativo – Psicólogas

·        Aferição da Pressão Arterial – Farmacêuticos

·        Mesa de Alimentos Benéficos e Maléficos para o Colesterol – Nutricionistas

·        Alongamentos Iniciais – Fisioterapeutas

·        Aquecimento – Fisioterapeutas

·        Zumba Fitness – Profissional de Educação Física

·        Relaxamento Final – Fisioterapeuta

Colaboração: Milena dos Santos