Turismo

Parque Municipal da Pedra do Frade irá potencializar o turismo na região

Os recursos para a pavimentação do acesso ao ponto turístico foram solicitados esta semana.

Uma enigmática pedra ao norte do município sempre atiçou a curiosidade dos moradores e turistas. A incógnita, de como o rochedo ficou inclinado há milhares de anos, deverá ganhar mais um capítulo com a sugestão de tornar o mistério no tema para o Parque Municipal da Pedra do Frade. Localizado oito quilômetros do centro de Laguna. 

Primeira etapa do projeto deverá ser licitada nos próximos meses, com a construção do pórtico; dois mirantes; passarela de acesso à Pedra do Frade; mobiliários e o cabeamento subterrâneo.

Na última semana, o arquiteto responsável pelo projeto Vitor Fagundes, da Secretaria de Planejamento Urbano, esteve no local com o prefeito Everaldo dos Santos para esclarecer os pontos de intervenção, falar sobre os aspectos arquitetônicos dessa etapa e do projeto completo.

Os visitantes aproveitaram com perguntas sobre o parque. Tiraram dúvidas e ficaram esperançosos com a valorização do espaço turístico. “O carinho dos lagunenses pelo ponto turístico é unânime. Apesar da distância e acesso dificultado, fazem questão de levar turistas para conhecerem a Pedra”, salientou o arquiteto. 

O parque a ser implantado é uma intervenção de baixo impacto, garantindo a preservação dos recursos naturais. Os atrativos são os elementos construídos que adequarão a mobilidade do sítio com espaços e edifícios projetados para receber pessoas e contemplar a paisagem existente.

Em outras etapas serão construídos a capela ecumênica, relógio solar, restaurantes e observatório de baleias. 

A inquietação sobre a sua formação

A Pedra do Frade recebeu esse nome devido à semelhança com o rosto de um padre franciscano. Com nove metros de altura e cinco de diâmetro, a pedra está apoiada sobre três pontos em um costão rochoso de inclinação de aproximadamente 45º com outra pedra sobre ela, com tamanho reduzido. Esta conformação aparenta desafiar a lei da gravidade e são inúmeros os mitos sobre a formação desta rocha.

Os estudiosos relatam duas histórias sobre o monumento: a primeira diz que a pedra foi colocada estrategicamente pelos índios pré-históricos que habitavam a região, há mais de três mil anos. A outra aponta a Pedra do Frade como o marco inicial do Tratado de Tordesilhas. Existe também a crença que a pedra é obra de seres extraterrestres e quem a abraça consegue sentir uma energia fora do normal. O historiador Carlos Marega acredita que a Pedra do Frade está sobre um ponto de distúrbio magnético terrestre, assim como, ocorre no Triângulo das Bermudas. 

Alguns ditos populares também são conhecidos como a presença de ouro dentro da pedra e também a saída de feixes luminosos à noite. O fato é, assim como em pedras  enigmáticas como Stonehenge, no Reino Unido e a Cama de Anchieta, Itanhaém, São Paulo, que o grande atrativo do elemento é a inquietação acerca da sua formação. 

Colaboração: Ascom Laguna

[soliloquy id=”120607″]