Esporte

Participação regional é destaque no 12º Desafio Litoral Sul

A Associação Sul de Ciclismo (Ascasul), em parceria com a LíderCom Assessoria, Surf Scream e Prefeitura Municipal do Balneário Rincão (SC), promoveu o primeiro grande evento de Mountain Bike da temporada. Tricampeão brasileiro deMountain Bike foi à atração do evento. Participação regional foi o ponto alto do evento de cicloturismo.

O 12º Desafio Litoral Sul Rincão/Farol de Santa Marta/Rincão em Mountain Bike (MTB) foi realizado nesse domingo (26), com a presença de atletas vindos de várias cidades das regiões de Criciúma e Tubarão, mostrando a força regional do evento, o mais tradicional da modalidade no verão de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A concentração começou cedo (06h30min), com os atletas e familiares chegando ao Posto Beer Bar Surf Scream, no Balneário Rincão. Á medida que os grupos iam chegando, a expectativa para o passeio ia aumentando, pois o tempo nublado no domingo e a chuva da noite anterior deixaram o percurso mais emocionante, com lama, subidas e descidas escorregadias.

Antes da largada o prefeito Décio Góes conversou com os bikers e garantiu a realização da edição do ano que vem, com este devendo fazer parte da programação oficial da temporada de verão. “Isso demonstra que o prefeito tem visão e sabe da importância do cicloturismo para o seu município, que tem traz benefícios, visibilidade e retorno para segmentos como hoteis, pousadas e restaurantes”, destaca Ricardo Pscheidt, tricampeão brasileiro de Mountain Bike e atual campeão brasileiro de Marathon.

A saída aconteceu às 08 horas do Posto Beer Bar Surf Scream, passando em frente à câmara de vereadores, sede da prefeitura, retornando a rodovia SC 445, entrando no bairro Pedreiras e seguindo pelos balneários de Esplanada, Campo Bom, Arroio Corrente (em Jaguaruna) e Farol de Santa Marta (em Laguna), com o percurso de 60 quilômetros sendo feito por estradas de chão paralelas à orla. Depois de uma parada para o almoço no Farol, o grupo de bikers voltou por um percurso com menor grau de dificuldades, dividido em dois pelotões, chegando ao ponto de partida por volta das 18h45min.

“Que pedal incrível! Foi excelente esse desafio! Espírito de muita aventura e parceria durante todo o trajeto. Foi uma honra pedalar com o Ricardo Pscheidt, um exemplo para todos os atletas”, exalta o atleta Roger Michel Manfrim, de Criciúma.

“As dificuldades são iguais para homens e mulheres, mas o mais interessante deste passeio foi o espírito de confraternização, amizade e compreensão ao longo de todo o percurso. O cicloturismo deve ser mais incentivado e valorizado pelos municípios da nossa região, pois somos privilegiados com cenários paradisíacos como lagoas, dunas e a serra”, destaca Maria Helena Althoff Girardi, uma das várias mulheres que marcaram presença.

O próximo cicloturismo é o 13º Desafio da Lua Cheia em Mountain Bike, dia 15 de fevereiro, Balneário Rincão/Balneário Arroio do Silva/Balneário Rincão com a chegada, à noite, no ponto de partida.

Colaboração: Emerson Teixeira/LíderCom

[soliloquy id=”53978″]