Saúde

Passeio ciclístico, conscientização e orientação marcam o Dia Mundial Sem Cigarro em Gravatal

Foto: Suellen Honorato de Souza

Foto: Suellen Honorato de Souza

A manhã de sábado, 31 de maio, foi para dizer não ao consumo de cigarro em Gravatal. No Dia Mundial Sem Cigarro, um passeio ciclístico e ações de conscientização e orientação marcaram o início do Programa de Tabagismo.

Aproximadamente 30 ciclistas saíram pelas ruas de Gravatal para um passeio contra o fumo. De acordo com o secretário de Saúde, Ailton Moraes, o “Ito”, toda a ação realizada no sábado significa o ponto de partida para o Programa do Tabagismo, implantado no município. “Esse programa será um incentivo às pessoas que querem parar de fumar. Será uma ação continuada, que terá uma equipe de apoio especializada, com psiquiatra e uma enfermeira, além do apoio de toda a secretaria da Saúde”, adianta Ito.

Ainda no sábado, de acordo com a enfermeira coordenadora do Programa de Tabagismo, Maria Pereira Calegari, as primeiras inscrições para participar do grupo foram realizadas. “Apesar do tempo não ter colaborado muito, pois choveu e fez bastante frio, o evento foi bastante produtivo e creio que alcançamos o objetivo inicial, afinal 30 pessoas se inscreveram no programa e querem parar de fumar”, declara Maria.

Aqueles que também querem parar de fumar devem procurar a Secretaria da Saúde para obter mais informações.

O evento contou ainda com o apoio de Malharia Eliane, Clésio Bike, Rádio Porto Gravatá, Vidraçaria Porto, Borracharia e Pneus Gravatal, Eduardo Fernandes, vereador Francisco dos Santos, Vereador Rafael Fernandes, Farmácia Nossa Senhora de Fátima, Supermercado Kindermann e Doutora Vanessa Dal Bó.

Colaboração: Suellen Honorato de Souza