Saúde

Pastoral da AIDS da Diocese de Criciúma partilhará experiência em seminário regional

Pastoral da AIDS da Diocese de Criciúma partilhará experiência em seminário regional2

Foto: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma

Entre os dias 19 e 21 de maio, a Casa de Retiros Monte Carmelo, em Palhoça, acolhe o Seminário Regional da Pastoral da AIDS e da Pastoral Carcerária. No desejo de refletir e implantar, no Regional Sul 4 da CNBB, uma atividade pastoral com os portadores do vírus HIV/AIDS, o seminário também pretende atingir familiares e pessoas que atuam na área da saúde e agentes das Pastorais Sociais das dez dioceses do Estado de Santa Catarina.

Na ocasião, a coordenação da Pastoral da AIDS da Paróquia São Donato, que faz da Diocese de Criciúma pioneira no Estado, fará uma partilha sobre as ações realizadas e resultados obtidos, especialmente no município de Içara. Participarão do encontro as coordenadoras do serviço de pastoral, Mara Rubia Scremin e Samira Abdenur. Ambas falarão sobre a importância do trabalho desenvolvido e, mais do que isso, sobre a importância de a Igreja estar inserida neste âmbito. Conforme Mara, já existem paróquias na Diocese interessadas em implantar esta mesma pastoral em suas comunidades.

A epidemia da AIDS é uma realidade desde 1980. Muitas pessoas, organizações e setores da sociedade se empenham há muitos anos no controle do avanço do vírus HIV/AIDS através de informação, trabalhos preventivos e educacionais. A CNBB preocupada com esta realidade incluiu em sua Comissão Episcopal Pastoral Caridade Justiça e Paz a Pastoral da AIDS que busca ser um serviço de atuação no enfrentamento da epidemia do vírus.

O Estado de Santa Catarina ainda não possui uma articulação regional da Pastoral da AIDS. Pensando nisso e, à luz da Ação Evangelizadora do Plano Regional de Pastoral (2015-2019), a Coordenação Regional da Pastoral Carcerária e Pastorais Sociais realizam este seminário como forma de sensibilização e articulação deste âmbito pastoral.

Com informações da Sul 4 Agência de Notícias e acréscimos do Setor de Comunicação da Diocese de Criciúma

Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma

Notícias Relacionadas

Diocese de Criciúma mobiliza comunidades para campanha SOS Santa Catarina

Vigário paroquial de Capivari de Baixo, padre Hilário Puziski, morre aos 79 anos

Igreja dedicada à Mãe dos Homens apresenta proposta de elevação a santuário diocesano

Pastoral Carcerária: mais do que chocolates, presença de Cristo no cárcere