Esporte

Pelo menos 30 criciumenses poderão carregar a Tocha Olímpica

Inscrições para carregar o símbolo estão abertas até novembro

Símbolo mundial do esporte, a Tocha Olímpica passará por Criciúma em 2016, acontecimento que será histórico para o município. Mas, a data também ficará marcada na vida de pelo menos 30 criciumenses, que serão responsáveis em carregá-la pela cidade.

De 300 município com potencial para prestigiar o evento, 83 foram comtemplados como Cidade Celebração, que receberão a chama, e promoverão um grande evento no dia. Em Santa Catarina, apenas quatro cidades foram escolhidas, Florianópolis, Joinville, Blumenau e Criciúma. De acordo com o prefeito Márcio Búrigo, a escolha daqueles que irão conduzir a Tocha Olímpica por Criciúma será realizada pelos patrocinadores oficiais das Olimpíadas.

"Pela primeira vez, e talvez única, a Chama Olímpica passará pela nossa cidade. E poucos serão os privilegiados que poderão carregar a Tocha aqui em Criciúma. É simbolicamente um ato inesquecível e extremamente importante não só para a cidade de Criciúma, como para a vida das pessoas que tiverem a oportunidade de carregar essa Tocha Olímpica", destaca o prefeito.

Inscrições

Todos os patrocinadores oficiais, possuem um site próprio para realizar o cadastro de candidatos a carregar a tocha (clique para se inscrever NissanCoca-Cola e Bradesco), e cada um com um processo de seleção diferenciado. Podem se candidatar qualquer pessoa, que seja maior de 12 anos (completos a partir de 1ª de maio de 2016).

O cadastro pode ser feito de duas maneiras: inscrição própria ou através de indicação de terceiros. Um dos critérios é que para se inscrever é preciso contar uma história, seja de alguém que queira indicar, ou de si mesmo. Essa história tem como tema o calor e faz uma analogia da chama com o calor humano , representando a garra, a superação, a alegria, e demais características do povo brasileiro. As inscrições encerram em novembro.

Trajeto contempla principais pontos da cidade

O Revezamento da Tocha Olímpica deve acontecer de 90 a 95 dias antes do início das Olimpíadas. Todos os estados, inclusive Distrito Federal, receberão o símbolo. Serão 10 mil milhas e 20 mil quilômetros rodados. Mais de 12 mil brasileiros serão condutores da Tocha.

Em Criciúma, a data ainda não foi divulgada para receber o símbolo, mas a administração municipal já realiza alguns preparativos para organizar uma grande festa. Conforme o Portal Engeplus, o trajeto definido até o momento é do Parque Centenário até o Parque das Nações.

[soliloquy id=”151880″]