Geral

Personalidades serão homenageadas com a Medalha “Vereadora Dilma do Espírito Santo”

Solenidade será no dia 14 de julho, no auditório da Coopermila

Dez personalidades que se destacaram nas áreas, cultural, política, desportiva, empresarial, de prestação de serviços ou ação social no município de Lauro Müller, serão homenageadas pela Câmara Municipal com a Medalha “Vereadora Dilma do Espírito Santo”. A Sessão Solene vai acontecer no dia 14 de julho deste ano, às 19 horas, no auditório Rodolpho de Brida, na sede social da Coopermila.

Criada em fevereiro de 2012, a homenagem é fruto de uma resolução, do então vereador Júlio César Cardoso (PP), quando assumiu uma cadeira na Casa Legislativa. Esta será a terceira vez que a homenagem será realizada.

Conforme a Resolução, cada vereador e o prefeito municipal indicam uma pessoa para receber a comenda. Confira abaixo quem serão os homenageados de 2014:

Indicação da Vereadora Ema Hofmann Benedet: Yolanda da Silva Cardoso

Yolanda da Silva Cardoso nascida em 31 de janeiro 1937, em Tubarão (SC) foi casada com Manoel Cardoso, com quem teve três filhas. Yolanda é destaque em nossa sociedade na área da educação. Muitos são os seus trabalhos voltados tanto para o ensino escolar quanto para o ensino religioso, na catequese da Igreja Católica. No ensino público a professora Yolanda trabalhou por 33 anos no magistério, sendo 12 anos na Escola Básica Emilia Mamede Soares, de Barro Branco e no Colégio Estadual Walter Holthausen e por 21 anos como Diretora da Escola Visconde de Taunay. Seus trabalhos voluntários são notados por todas as pessoas que a cercam, onde destacamos a coordenação geral da catequese da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Lauro Muller. Yolanda coordena dezenas de catequistas e o setor de matriculas onde juntamente com outras voluntárias todos os anos forma centenas de catequizandos para os sacramentos da primeira comunhão e do Crisma, além das turmas intermediárias da catequese 1 e 2. Contribui significativamente para o funcionamento em vários setores da Igreja, como o Cerco de Jericó e outros eventos. Outro trabalho notável de Yolanda Cardoso em nossa sociedade é a Rede Feminina de Combate ao Câncer, onde é fundadora da Rede em nosso município, e neste trabalho, também com a ajuda de tantas outras voluntárias, colabora diariamente para que muitas mulheres lauromullenses busquem a realização de exames preventivos para o diagnóstico do câncer de mama, do colo do útero entre outros. Atualmente Yolanda da Silva Cardoso é presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Lauro Muller.

Indicação do Vereador Everaldo Ferreira da Silva: Itamar Caciatori

Itamar Caciatori popularmente conhecido por Déco é natural de Lauro Muller. Nasceu em oito de março 1949 na comunidade de Quilômetro Cento e Sete. Morou em Palermo, Barro Branco e Rio Bonito. Foi casado com Janete Del Pratto com quem teve três filhos. É atualmente casado com Maria Gorete Tezza. Desde novo Itamar demonstrou liderança na comunidade, foi membro do grupo de jovens de Barro Branco, atuou como membro da APP – Associação de Pais e Professores da Escola Básica Emília Mamede Soares. Foi presidente da Diretoria do Clube União Mineira e membro da Diretoria do Clube 14 de Março, de Rio Bonito. Por 10 anos Itamar Caciatori presidiu a diretoria da capela de Barro Branco e em 3 edições foi presidente da tradicional Festa de Santa Bárbara. Foi em mandatos, Relações Públicas da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de Lauro Muller, entidade que preside atualmente. Itamar é considerado pelos que o conhecem como homem de coração bondoso, sempre ajudando as pessoas que recorrem ao seu auxilio. Na vida pública presidiu o Partido Democrático Social – PDS e Partido Progressista – PP. Por estas siglas foi eleito vereador e foi presidente da Câmara nos anos de 1987 e 1988. Como voluntário Itamar foi presidente da Junta de Serviço Militar em Lauro Muller de 87 a 89 e foi vice-prefeito entre 89 e 92. Itamar foi eleito Prefeito para o mandato de 1997 a 2000. Na vida empresarial Itamar foi Sócio fundador da Comercial Caciatori e atualmente possui uma Madeireira na localidade de Rio Bonito, Distrito de Barro Branco gerando cerca de dez empregos.

Indicação do Vereador Helder Velho: Pastor Rubens da Silva

Rubens da Silva é natural de Barra Velha, Santa Catarina. É casado com Léia Maria Vieira da Silva, com quem tem três filhos e dois netos. Envolvido com o ministério pastoral desde 1985, liderou diversas igrejas nas cidades de Joinville, Barra Velha e Içara. Nesta última atuando como vice-presidente por quinze anos. Desde novembro de 2011 o Pastor Rubens da Silva é presidente da Assembleia de Deus, em Lauro Muller e desde então tem trabalhado nesta cidade. Neste período a Igreja tem experimentado um novo tempo com a marca do Pastor Rubéns, momento em que mais de cento e cinquenta pessoas foram convertidas e batizadas. No âmbito Pastoral é o idealizador de diversos eventos como seminário para mulheres, casais e crianças, tendo como alvo principal a família.

Indicação do Vereador José Antonio de Bettio: Maria Darci Santa Helena Gonçalves

Maria Darci Santa Helena Gonçalves nasceu em Criciúma e é casada com Pedro Gonçalves, com quem tem dois filhos e uma neta. Dona Darci, como é carinhosamente chamada, é professora aposentada, tendo iniciado no magistério aos 19 anos, vindo trabalhar em Lauro Muller na Escola Reunida Padre Clemente, da comunidade de Farroupilha, Distrito de Barro Branco. Após longos anos conseguiu transferência para o estado onde foi designada para trabalhar na Escola Básica Emília Mamede Soares, onde encerrou a carreira como secretária escolar. Além das atividades profissionais Dona Darci sempre esteve envolvida, de forma voluntária, no clube de meninas no Centro Comunitário Arzemiro Sebastião Alves e no movimento de irmãos da Paróquia de Lauro Muller, onde exerce também a função de coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial – CPP. Atualmente é secretária do Conselho local de Saúde e coordenadora do Conselho Pastoral de Barro Branco. Por diversas vezes esteve envolvida nas comissões organizadoras da Festa de Santa Bárbara e recentemente formou-se em Teologia na Diocese de Criciúma.

Indicação do vereador José Cambruzzi: Jecy Barbosa Gonçalves

Jecy Barbosa Gonçalves nascido no município de Imarui, Santa Catarina em 17 de março de 1936, é casado com Altair Rodrigues Gonçalves e tem quatro filhos. Poucas são as pessoas que não o conhecem e muitas são testemunhas de sua grande atuação em prol da cultura musical em nosso município. Desde jovem, ainda em Imarui, onde exercia a profissão de comerciante, fazia parte do quadro de músicos da Banda “Filhos do Oriente”. Chegou a Lauro Muller em agosto de 1970 para ocupar o cargo de escriturário na Cia. Nacional de Mineração de Carvão do Barro Branco e para compor o quadro de músicos da Sociedade Musical Santa Bárbara. Entre os anos de 1970 e 1980 era integrante da banda e a partir de então passou a ser também maestro da mesma e professor de musica. Exerceu a presidência da entidade de 1990 a 1992, tendo sido também vice-presidente, membro do conselho fiscal, dentre outros. Com expressiva vocação para a música, Jecy demonstrou seu conhecimento e não o guardou só para si. Na escola de música da banda, formou dezenas de músicos tendo muitos deles saídos daqui para ocupar as fileiras das bandas da Policia Militar e das Forças Armadas. Muitos músicos que atuam hoje em nossa cidade e na região receberam as primeiras lições do professor Jecy Barbosa Gonçalves. Jecy também atuou como membro de conjuntos que em épocas de carnaval, abrilhantava bailes de salão por toda a região. Em sua época a Banda Santa Barbara tornou-se famosa, abrilhantando dezenas de festas religiosas por vários anos levando o nome de nossa cidade a outras tantas de Santa Catarina e no litoral norte gaucho. Hoje, ao longo de seus 78 anos Jecy está aposentado também na musica e recebe esta nossa homenagem.

Indicação do Vereador Manoel Leandro Filho: Emerson de Oliveira

Emerson de Oliveira nasceu no dia 02 de agosto de 1972, no município de Lauro Müller. Casou-se com Zeni Ferreira com quem teve dois filhos. É Pedagogo formado pela Udesc, com especialização em Ciências dos Saberes da Educação, Didática do Ensino Superior e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unibave. É psicopedagogo Clinico e Institucional do Município. Exerce a função de Assessor Legislativo há vinte anos na Câmara Municipal de Lauro Müller. Com seu trabalho já conseguiu o respeito dos colegas profissionais e atualmente faz parte da Diretoria Estadual da ABPpSC – Associação Brasileira de Psicopedagogia, seção Santa Catarina. Emerson de Oliveira tem grande participação na sociedade: Em 2001, participou como sócio-fundador do Instituto Ócio Criativo, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo mobilizar pessoas e organizações em torno da prevenção e erradicação do trabalho precoce e da garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. Foi Sócio Fundador e eleito como primeiro presidente da Associação de Moradores do Bairro Sumaré, no ano de 2001. Trabalhando junto de sua diretoria realizando vários eventos e melhorias aos moradores do Bairro. Em 2002, foi Sócio-fundador do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural – CEDEJOR, onde foi o primeiro presidente, ficando a frente da Organização por dois mandatos do ano de 2002 a 2005. Participou da Diretoria Estadual de 2002 a 2004 do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que tem como objetivo articular conjuntos de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, sendo o único representante da região da AMREC a fazer parte da Diretoria Estadual do PETI – Programa de Erradicação de Trabalho Infantil. Em 2002 participou juntamente com sua Esposa Zeni, da Diretoria de Coordenação Regional da Associação de Amigos da Pastoral da Criança – setor AMREC, realizando trabalhos junto com as pastorais das Paróquias da região e em especial em Lauro Muller. Em 2009, foi escolhido pela Fundação Ulysses Guimarães para ser o mediador do Curso de Formação Política no município de Lauro Müller. Desenvolve atividades junto aos idosos há mais de 12 anos ministrando palestras e como músico animando bailes para a terceira idade. Como Psicopedagogo prestou trabalhos de assessoria educacional em Lauro Müller com trabalho voluntário com crianças carentes no PÉTI, CRÁS e nas escolas municipais. No esporte participa ativamente na modalidade futebol e artes marciais, representando o município de Lauro Müller nos campeonatos, destacando alguns títulos: Ano de 2005: Campeão do Floripa Open Taekwondo; Vice-Campeão do Campeonato Catarinense de Taekwondo; Ano de 2006: Campeão da Copa de Integração Taekwondo;  Vice-campeão do Floripa Open Taekwondo. Ano de 2012: Vice-campeão da XI Copa de Karate. É sócio fundador a ALK – Associação Lauromüllense de Karate, sendo o primeiro e atual presidente. Atualmente é 2º Kyu – faixa roxa dos graduados. Na Paróquia imaculado Coração de Maria, participa há mais de nove anos como coordenador da animação e Pastoral dos Noivos, e há mais de treze anos na Pastoral Movimento de Irmãos tendo sido coordenador regional por um mandato. Trabalha na formação de jovens e atualmente como coordenador e regente do Ministério de Música, Arte e Resgate ; Foi membro fundador do Ministério de Música Comunidade Cristã e Regente do Coral do Movimento de Irmãos de Lauro Müller.

Indicação do Vereador Valmir Cesconetto: Gilmar Benedet

Gilmar Benedet, 10º filho de Magdalena Cesconetto e  Luis Benedet. Nasceu no dia 06 de agosto de 1936 em Quilômetro Cento e Sete. Casou-se com Ondalina Mazzuco (em memoria) e desta união nasceram 7 filhos. Destes nasceram 8 netos. Atualmente sua companheira é a Senhora Rizolete Citadim. Gilmar teve uma infância de muito trabalho para ajudar na subsistência da família. Começou a trabalhar na mineração em 1961. Na época para chegar ao local de trabalho andava 6 quilometros de bicicleta e mais seis de caminhão. Conquistou a aposentadoria em 1976 e após esta data dedicou-se a construção  de caixas coletoras de carvão, para as carboníferas da região. É considerado um dos melhores carpinteiros da região; profissão que herdou do pai Luiz e repassou aos filhos. Em 1977, fez  a cobertura da igreja Matriz iniciando a obra no dia 10 de maio e concluindo no dia 5 de agosto. Ingressou na CAEP da comunidade de Km 107 em 1957 onde foi presidente por duas vezes e tesoureiro. Devoto de Santa Bárbara – padroeira dos mineiros e Nossa Senhora dos Campos proterora dos agricultores, Gilmar doou, juntamente com os irmãos Valdemar e Sebastião, o terreno onde está construída a capela de Nossa Senhora dos Campos e cuja pedra fundamental foi colocada em 1963. Na sua gestão, juntamente com seus companheiros e com a ajuda de toda a comunidade deixou a capela praticamente pronta, inclusive a pintura. Foi associado fundador do Apostolado da Oração. Homem de fé e de luta, que toda a comunidade aprendeu a admirá-lo e respeitá-lo, não só pelos seus méritos, mas especialmente pelo seu caráter e exemplo de vida. “A gratidão é uma forma singular de reconhecimento, e o reconhecimento é uma forma sincera de gratidão”.

Indicação do Vereador Ronaldo da Silva: Júlia Citadin Madeira

Uma das grandes lideranças que se destacam em nossa comunidade, em especial no Bairro Arizona, onde reside, Júlia Citadin Madeira é natural de Lauro Muller, nascida em 12 de maio de 1953. É casada com Paulo Luciano Madeira com quem tem três filhos.  Em sua atividade profissional exerceu uma das mais belas profissões até a sua aposentadoria: a de professora, tendo atuado no município e na rede estadual de ensino nas Escolas José Heleodoro Barreto Junior, no Arizona e Lígia Chaves Cabral, de Itanema. Na educação trabalhou também como secretária escolar. Na comunidade é voluntária nos grupos de famílias; atua na pastoral do dízimo, pastoral da criança, é membro do Apostolado da Oração e do CAEP da Capela de Santa Paulina, no Bairro Arizona e membro da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Julia é uma pessoa muito querida na sua comunidade, sempre pronta a servir e ajudar ao próximo.

Indicação da Vereadora Soraya Cúrcio Librelato: Ana Maria Dalsasso

Ana Maria Dalsasso é natural de Lauro Müller. Filha de Raul Dalsasso e Josephina Mariot Dalsasso; mãe de Evandro, Fabiano e Fernanda. Graduada em Letras: Português e Inglês pela UNISUL e Pós Graduada em Metodologia do Ensino pela UFSC. Atualmente encontra-se em fase de elaboração da Tese de Doutorado em Educação, pela Universidade de Jáen, na Espanha. Há 45 no exercício do Magistério, Dona Ana como é carinhosamente chamada por seus alunos, fez da profissão sua grande paixão, exercendo diversas funções nesta longa trajetória de dedicação e sucesso. Ana iniciou suas atividades como Professora substituta na Escola Reunida Padre Clemente, na comunidade de Farroupilha; trabalhou também na Escola Emilia Mamede Soares, de Barro Branco; no Grupo Escolar Manuel Pereira de Medeiros, em Urupema, município de São Joaquim; na Escola Isolada Rio Bonito, em Santa Rosa; Escola Básica Visconde de Taunay e Colégio Walter Houlthausen, de Lauro Muller e Escola Barriga Verde e Centro Universitário Barriga Verde de Orleans. Em sua trajetória profissional exerceu funções diversificadas, como: Professora de 1ª a 8ª série, Alfabetização de adultos – MOBRAL, Ensino Médio, Ensino Universitário. Foi eleita por dois mandatos e exerceu a direção da Escola Emilia Mamede Soares, de Barro Branco. Exerceu por um ano a função de auxiliar da Secretaria da Educação do Município. Foi Coordenadora Pedagógica da Escola Barriga Verde da FEBAVE, de Orleans, durante onze anos e Pró-reitora de Ensino de Graduação, do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, Orleans, durante sete anos. Dona Ana é Ministrante de palestras para pais, alunos, professores, jovens, gestores escolares, dentre outras. Uma vida dedicada à nobre causa de EDUCAR como o compromisso é fazer com que cada ser humano se eleve como indivíduo, mas que tenha o compromisso, acima de tudo, de elevar a espécie humana.

Indicação do prefeito Fabrício Kusmin Alves: Manoel Martinho Fortunato

Manoel Matinho Fortunato, carinhosamente chamado de Seu Maneca da Estação, traz em seu apelido o oficio na qual exerceu por 33 anos. Nascido em 29 de novembro de 1929, no Distrito de Guarda, na cidade de Tubarão, Manoel trabalhou na roça desde cedo com seus pais e aos 20 anos conseguiu uma vaga na Ferrovia Tereza Cristina, para trabalhar como telefonista e depois como agente de estação. Casou-se pela primeira vez com Iva Paz Fortunato (em memória) com quem teve onze filhos. Atualmente é casado com Jucinéia Fieira Fortunato. Boa parte de nosso precioso minério passava pela sua ordem no embarque de Lauro Muller para o Porto de Imbituba ou para a Usina Jorge Lacerda em Capivari. Ao longo dos seus oitenta e cinco anos, Manoel viveu bons momentos de nossa comunidade. Viu Lauro Muller crescer e vivenciou também terríveis momentos como as enchentes, de 71 e 74, numa delas quase perdendo a vida na tentativa de salvar documentos e valores da Estação. Com o crescimento de nossa cidade muitos imigrantes aqui chegavam pelos trilhos. Pessoas humildes que muitas vezes se aventuravam por estas terras em busca de uma vida melhor foram encaminhadas por seu Manoel ao seu destino. Sempre que podia ajudava desconhecidos viajantes que dele e dos seus serviços necessitavam. Manoel Martinho Fortunato é a história viva da saudosa estrada de ferro em Lauro Muller e esta homenagem vem de encontro neste momento em que o município traz de volta a estação ferroviária restaurada, buscando também resgatar parte da nossa história. Nada mais justo que prestar esta importante homenagem a quem esteve durante muito tempo no comando da nossa saudosa estação e suas intrépidas Marias Fumaça, levando e trazendo riquezas e pessoas para a transformação da nossa sociedade.

[soliloquy id=”71153″]