Saúde

Pesquisa mostra uso inapropriado de medicamentos

Foto: Cilene Macedo

Foto: Cilene Macedo

O uso de medicamentos avaliados pelo critério de Beers em uma amostra populacional de idosos foi apresentado pela mestranda Rita de Cássia Schmitz Mendes de Oliveira, nessa terça-feira. A apresentação da dissertação em Ciências da Saúde ocorreu às 15 horas, na Sala de Treinamento do Bloco Sede no campus Tubarão.

A acadêmica Rita é graduada em Enfermagem e trabalha no setor de Saúde da Família pela Prefeitura de Tubarão. Sua motivação para o estudo foi por ver em primeira mão o uso indiscriminado de medicamentos pela terceira idade. "Na minha pesquisa descobri o uso potencialmente inapropriado de 56 tipos de medicamentos", explica. A pesquisa foi feita com 646 idosos, todos residentes de Tubarão e com mais de 60 anos. Em média, cada participante utiliza quatro medicamentos, somando um total de 2.913 tipos diferentes.

"Cinquenta e um por cento destes medicamentos são distribuídos gratuitamente através de programas do governo em redes públicas, farmácias populares e postos. Isso facilita muito o acesso a remédios", relata a enfermeira. A mestranda afirma que há alternativas que não apresentam contra indicações, porém o custo benefício é mais alto.

A importância desta pesquisa é evidente devido ao aumento de idosos nos últimos anos. As taxas de mortalidade e fecundidade têm decaído, enquanto a expectativa e qualidade de vida têm aumentado.

A banca foi composta pelo orientador, doutor Daisson José Trevisol, a avaliadora interna, doutora Gislaine e a avaliadora externa, doutora Miriam de Barcellos Falkenberg da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Colaboração: Cilene Macedo