Geral

Pesquisadora da Unesc conquista dois prêmios internacionais

Conquistas garantem apoio para desenvolver estudos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma pesquisadora da Unesc conquistou dois importantes prêmios para a Universidade no último mês. A professora doutoraPatricia Fernanda Schuck foi vencedora de duas seleções internacionais, uma da International Society for Neurochemistry (Sociedade Internacional de Neuroquímica) e outra da PKU Academy em conjunto com o Serono Symposia International Foundation.

Em ambas as conquistas foi avaliado o currículo do pesquisador e o projeto que será desenvolvido. Cada um deles garante um valor para que a pesquisadora, por meio do Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo, desenvolva este projeto aprovado. Na conquista da PKU Academy, a Universidade tem a colaboração do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

International Society for Neurochemistry

O primeiro projeto, aprovado pela International Society for Neurochemistry, receberá 4 mil dólares para pesquisas na área de neuroquímica. O prêmio é oferecido três vezes ao ano. O projeto de pesquisa, que será desenvolvido, vai investigar o dano cerebral que ocorre nas crianças com a doença fenilcetonúria, uma doença genética em que a pessoa não pode comer o aminoácido fenilalanina (encontrado nas proteínas tanto vegetais como animais, como arroz, feijão, peixe e frango).

PKU Academy

Já o prêmio aprovado na PKU Academy vai garantir 24 mil dólares euros, também para estudos com fenilcetónúria. O prêmio é oferecido uma vez ao ano, com duração de dois anos.

Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc