Geral

Pesquisas científicas são valorizadas durante Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Projetos desenvolvidos por acadêmicos e docentes da Universidade serão apresentados durante o evento

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), que acontece entre 20 e 24 de outubro, apresentará à comunidade e ao meio acadêmico um mundo de soluções com base em estudos científicos. O intuito é dar visibilidade para projetos realizados na Universidade que trazem benefícios à sociedade, por meio de inovações tecnológicas e melhorias na qualidade de vida das pessoas.

Segundo o coordenador geral do evento, Adriano Michael Bernardin, valorizar a ciência neste tipo de evento incentiva os acadêmicos a seguirem pelo caminho da pesquisa, desenvolvendo estudos que beneficiem toda a sociedade. Ele destaca, ainda, a ciência como o conhecimento adquirido pela teoria ou pela prática, mas com base em alguns princípios. “Durante a Semana, um dos grandes destaques fica por conta da ciência que, em geral, comporta vários conjuntos de saberes”, explica o coordenador geral do evento.

Bernardim conta, ainda, que foi por meio da ciência que diversas inovações transformaram o mundo, como a “Teoria do Big Bang”, o projeto do genoma humano, a fertilização “in vitro”, a biomecânica e até mesmo a Internet, ferramenta indispensável na vida de muitas pessoas nos dias atuais. “Nossos acadêmicos e o corpo docente desenvolvem diversas pesquisas que merecem ser reconhecidas pelo benefício que podem trazer à sociedade, por isso a importância de apresentá-las ao público”, comenta. “Daqui, podem sair novidades com grande potencial de mudar a realidade onde vivemos”, complementa.

Pensadores nortearão discussões e atividades durante evento

Uma vasta programação foi elaborada para a Semana da Ciência e Tecnologia. De segunda a sexta-feira, nos três períodos, uma série de atividades será desenvolvida. Além disso, durante o evento, dois pensadores que representam a proposta do curso de mestrado em Educação da Unesc serão lembrados. O brasileiro Celso Furtado e alemão Karl Marx, que dedicaram a vida ao estudo socioeconômico, com base na igualdade social, foram os escolhidos pela Universidade como referência aos futuros mestres.

Para o coordenador do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), Alcides Goulart Filho, ambos representam a essência da Universidade, em especial do curso de mestrado, já que têm uma visão crítica da sociedade. “Mesmo vivendo em momentos diferentes da história, Furtado e Marx desempenharam papel muito importante para a economia e para o desenvolvimento humano”, destaca Goulart.

Durante as atividades desenvolvidas na Semana, os pensadores serão lembrados por suas pesquisas e pelas teorias que contribuem, até os dias atuais, com os estudos sociais e econômicos. “Furtado é lembrado pelo compromisso social e pela vontade que tinha de melhorar a vida em sociedade, e Marx, um dos grandes pensadores alemães, pela visão crítica ao capitalismo e aos ciclos que o sistema impõe”, explica o coordenador do PPGDS.

A Semana de Ciência e Tecnologia é totalmente gratuita e tem a programação voltada ao tripé ensino, pesquisa e extensão. Além disso, contará com as feiras do Livro, Solidária e da Inovação, lançamentos de livros, exposições, tour pelo Iparque e outras atividades. A comunidade em geral é convidada a participar.

Colaboração: Rosi Mizeeski/Ápice Comunicação