Política

Pinheirinho recebe Câmara te Ouve

Fotos: Mariane Rodrigues

Fotos: Mariane Rodrigues

Diversas pessoas puderam acompanhar como são aprovados os projetos, os requerimentos, as indicações, as moções e como os parlamentares fazem o uso da Tribuna. Isso porque na noite de ontem (26) os parlamentares deixaram mais uma vez a sede e fizeram Sessão na região do Bairro Pinheirinho. Como a ação tem o intuito de aproximar a Casa do Povo da população, a comunidade também tem voz e usa uma parte do espaço para abordar as necessidades de cada bairro. 

Durante a passagem pelos bairros, a Sessão se dá da seguinte forma: A Tribuna Livre é destinada aos representantes de bairros e depois seguiu com o uso do Horário Político, Grande Expediente e Ordem do Dia. As sessões já ocorreram nas regiões da Quarta Linha, do Rio Maina e da Próspera. A última será dia 23 de setembro na região da Santa Luzia. 

Onze representantes das localidades da região do Pinheirinho usaram a palavra para expor as necessidades dos seus locais de moradia. O primeiro a falar foi Edio Celio André, presidente do Bairro Imperatriz, que aproveitou para abordar a pavimentação no bairro. Já a representante do Bairro São Luiz, Nair Nazario, lembrou primeiro as conquistas daquela localidade e reivindicou academia ao ar livre e pavimentação. A comunidade também encaminhou ofício para os vereadores com as necessidades. Rodolfo Pucker, presidente do Bairro recanto Verde, comentou que a localidade é muito carente e também salientou a pavimentação como prioridade e a academia ao ar livre.

A representante do Bairro Pinheirinho/Conventos, Mari Calegari, destacou a redução da tarifa de esgoto, já que nem todos os lares são contemplados. Ela também falou sobre a importância da limpeza do Rio Criciúma. Valdecir Bittencourt, do Bairro Boa Vista usou o espaço para falar a função do parlamentar.

Gian José Madeira, do Bairro Paraiso, lembrou também ressaltou a limpeza do Rio Criciúma, já que a localidade sofre com os alagamentos. Mario Farias, presidente do Santa Augusta, lembrou que a escola não tem ginásio coberto, o que dificulta as atividades dos alunos, e também ressaltou a manutenção das vias. O vice-presidente do Bairro Alto Pinheirinho, Diogo Matos, também enfatizou a limpeza das ruas, academia ao ar livre e manutenção das vias. A representante do Bairro Moscou Rosimeri Medeiros Basilio, também abordou a pavimentação.

A representante do CAEP do Bairro Milanese, Eunice Maria, parabenizou a iniciativa do Legislativo e ressaltou também a pavimentação do local e do centro comunitário. O professor e presidente da AAP da escola Marcos Rovaris, Donato João Girardi. solicitou passarela para a locomoção dos alunos e mais segurança.

“Acho importante o papel da Câmara de se aproximar do cidadão criciumense. Além de ouvirmos de perto as reivindicações, podemos sentir a necessidade de cada bairro, de cada localidade. Depois todas as reivindicações serão apresentadas ao Executivo de forma coletiva, em nome dos 17 vereadores. Nós também pudemos, com isso, mostrar para a comunidade como é uma Sessão do Legislativo”, argumentou a presidente Tati Teixeira (PSD). Essa iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Colaboração: Daniela Savi