Geral

Plano museológico para transformar o Memorial Tordesilhas está avançando

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

A ideia de transformar a antiga usina elétrica, hoje chamada de Memorial Tordesilhas, num espaço de referência nacional está mais perto de se tornar realidade. Uma etapa vem sendo vencida para a concretização do plano.

 O governo municipal iniciou o processo de contratação de empresa para a elaboração do projeto museológico e museográfico do prédio. Serão recursos de R$ 498 mil destinados para a implantação da museologia e serviços de pesquisa e produção do acervo. Os recursos são do BNDES. A expectativa é de abrir as portas do museu no início do próximo ano. 

O projeto museológico construirá um diagnóstico para o museu. Já o projeto museográfico será o responsável por definir o modo de exposição do material. O espaço histórico irá homenagear as grandes navegações, a geografia mundial e os antigos tratados. 

O prédio, construído em 1904 para funcionar como uma usina elétrica, está localizado às margens da Lagoa Santo Antônio, próximo ao marco de Tordesilhas, e já foi revitalizado com recursos do BNDES, numa primeira etapa. 

Segundo o Jornal Diário do Sul, o primeiro pavimento vai contar a história da Península Ibérica, região da Europa de onde saíram as grandes navegações.  No segundo espaço do museu, o visitante vai conhecer os progressos tecnológicos dos séculos passados e comparar com o atual. Num terceiro, a diplomacia e os tratados, principalmente o de Tordesilhas (que dividiu o Novo Mundo entre Portugal e Espanha, numa linha imaginária que acaba em Laguna), será apresentando ao público. 

A história do prédio também deverá ser conhecida, com material informativo.