Segurança

PM fecha um dos maiores pontos de tráfico no Rincão

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Um dos pontos mais críticos de tráfico de drogas do Balneário Rincão, no Bairro Divineia, foi desarticulado pela Polícia Militar na tarde de ontem. A residência já vinha sendo monitorada pela polícia, já que era suspeita de servir para a prática criminosa. A PM fazia rondas quando avistou um usuário de drogas adentrando a casa suspeita com uma televisão de plasma, de 32 polegadas. Foi feita a abordagem e, posteriormente, buscas no local, que, para a surpresa dos militares, resultaram em uma das maiores apreensões características do comércio de entorpecentes do novo município.

Conforme reportagem do site Clicatribuna, na casa, foram encontradas dezenas de objetos provenientes de furtos e roubos, utilizados como moeda de troca do tráfico, além de joias, celulares, 153 pedras de crack já preparadas para venda e duas pedras grandes do mesmo entorpecente, que, segundo a PM, renderiam mais de mil pedrinhas para a venda direta ao usuário. A duas pedras estavam enterradas em uma estrebaria nos fundos da residência. Parte da droga também estava escondida no Santana, placas LZK-4202 de Balneário Rincão. Também foram recolhidas quatro porções de maconha e um cigarro pronto da mesma droga. O veículo estava guinchado e foi retirado pelo proprietário, apontado como dono do ponto de tráfico, horas antes.

Dono não foi encontrado

Ele não foi encontrado no momento da abordagem. Porém a mulher dele, o filho e a namorada, ambos de 15 anos, e o usuário de drogas foram encaminhados à Delegacia do Balneário Rincão. A garota chegou a dizer à polícia que cometia furtos em Criciúma antes de ir para o Rincão morar com o companheiro. O proprietário da casa já tem passagens pelo mesmo crime. Durante o procedimento no local, a população se revoltou com a polícia e também com a reportagem, que acompanhou a operação.

"O que é lamentável e corriqueiro. Eles crescem achando que o tráfico é certo e que a polícia é errada. Ficam acobertando esses criminosos. E pode ver que são pessoas que não têm instrução nenhuma, não trabalham, pois estão em casa uma hora dessas, e já são repletas de filhos, que infelizmente tendem a ir pelo mesmo caminho, já que acham o tráfico normal e crescem tendo raiva da polícia", lamentou um policial.

Até o fechamento desta edição, a mulher seguia detida na delegacia. A polícia orienta a divulgação das fotos do material apreendido para que, caso alguém tenha sido vítima, reco-nheça o que foi levado, compareça à unidade policial com a nota fiscal do objeto e boletim de ocorrência.

Novas apreensões

No final da noite de ontem, a PM apreendeu mais drogas e uma arma na mesma localidade. Com uma mulher, foram recolhidas 15 pedras de crack. Já em outra casa, um homem foi flagrado com uma pistola 635. Eles foram encaminhados à de-legacia.