Segurança

Polícia apreende cocaína, crack, maconha e arma em Tubarão

Foto: PM de Tubarão/Divulgação/Notisul

Foto: PM de Tubarão/Divulgação/Notisul

A correria foi grande no Beco do Quilinho, no bairro Morrotes, em Tubarão, nessa quarta-feira, por volta das 23 horas. O combate ao tráfico de drogas tem sido intenso pelos órgãos de segurança na região e, nos últimos dias, uma expressiva quantidade de entorpecentes foi tirada de circulação. 

Conforme reportagem do jornal Notisul, uma grande operação foi montada pela Agência de Inteligência da Polícia Militar. Após constatarem o intenso movimento de pessoas e o comércio de drogas no local, foram acionadas diversas viaturas da radiopatrulha e do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT).

Ao se aproximarem da casa apontada como o ponto de venda dos entorpecentes, diversas pessoas fugiram – entre usuários e traficantes. Os policiais conseguiram prender quatro pessoas. 

No forro da casa estavam escondidas as drogas e uma arma de fogo garrucha. Na bolsa de uma jovem de 19 anos foram encontradas várias cartas, algumas ligadas à facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC). 

Foram apreendidas 112 buchas de cocaína e 23 de maconha, 35 pedras de crack e R$ 1.330,00 em várias notas. Além da jovem, outra mulher, de 43 anos, também foi presa. 

Após serem autuadas em flagrante por tráfico de entorpecentes na Central de Plantão Policial (CPP), ambas foram encaminhadas ao Presídio Regional Feminino. As outras pessoas foram liberadas.

Crianças e adolescentes no tráfico

Durante a abordagem aos suspeitos e a revista na casa, os policiais militares viram que havia crianças e adolescentes que dormiam. Os profissionais do Conselho Tutelar foram chamados para os procedimentos cabíveis.

Uma adolescente de 12 anos confirmou que atuava no tráfico de entorpecentes como ‘olheira’ (responsável em avisar sobre a chegada da polícia) e ‘aviãozinho’ (que faz o transporte da droga de um local para outro). 

Recorde

A apreensão de cinco quilos de cocaína pela equipe da Central de Plantão Policial (CPP) de Tubarão, na Área Verde, no último dia 10, foi o recorde deste ano na região.

As apreensões de drogas das últimas semanas na região

• 1,5 quilo de maconha foi apreendido pelas polícias Militar e Civil em Braço do Norte, nesta terça-feira. No mesmo dia, 150 gramas de crack e 50 gramas de cocaína foram encontrados com um homem de 33 anos, em Imbituba.

• Um quilo de crack e 776 gramas de maconha estavam com dois adolescentes, de 14 e 17 anos, na última segunda-feira. A dupla trafegava em uma motocicleta no bairro São João margem esquerda, em Tubarão, quando foi abordada pela Polícia Militar.

• Dez gramas de maconha e 12 pedras de crack foram apreendidas com um jovem de 22 anos no bairro Passagem, em Tubarão, na última sexta-feira. A quantidade era pequena, mas ele tinha um papel com anotações de uma escala de ‘olheiros’.  

• 500 gramas de maconha, 200 pedras de crack e 55 buchas de cocaína foram tiradas de circulação pelos policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão, na quarta-feira da semana passada. A operação ocorreu no Beco do Quilinho, no bairro Morrotes.

• 314 pedras de crack foram apreendidas pela Polícia Militar nos dias 13, 14 e 15 deste mês, nos bairros Passo do Gado, Campestre e Humaitá, respectivamente em Tubarão.

• 2,7 quilos de cocaína foram apreendidos na casa de um suspeito, no bairro São Roque, em Gravatal, no último dia 11, em uma operação que envolveu policiais civis e militares da região.