Segurança

Polícia constata irregularidades na 24ª Arrancada de Caminhões

Foto: Karin Mariana Pahl/Clicatribuna

Foto: Karin Mariana Pahl/Clicatribuna

Com o inquérito policial pronto e a menos de uma semana para uma audiência pública que pode definir o futuro da Arrancada Internacional de Caminhões, no Balneário Arroio do Silva, o delegado responsável por apurar a morte do piloto, Edson Beber, de 46 anos, em março desse ano na 24ª edição da competição, adiantou que foram constatadas algumas irregularidades no evento. “O evento não estava de acordo com o Código Desportivo do Automobilismo. Não foram respeitadas algumas exigências que a normativa coloca”, afirmou Fernando Lúcio Mendes, que caracterizou o inquérito policial como complexo, seja pela produção de diversas provas, dos laudos periciais e até da falta de efetivo, fatores que atrapalharam a celeridade da conclusão do caso.

Segundo ele, uma coletiva de imprensa, com a presença do delegado regional do Vale do Araranguá, Vanderlei Sala, será marcada para detalhar o inquérito. “Iremos ainda analisar se a coletiva será feita juntamente com a audiência pública sobre a Arrancada na próxima terça-feira. Vamos identificar a responsabilidade de acordo com a resposta dos supostos culpados, que podem responder por homicídio culposo”, informou, acrescentando que o piloto também foi culpado. “Porém, uma coisa não tem nada a ver com a outra, são independentes”, adiantou a autoridade policial que preferiu não revelar maiores detalhes, se referindo que a morte de Beber não está relacionada, em parte, com a irregularidade no evento.

Presidentes serão ouvidos

Ele informa, que apesar da conclusão do inquérito policial, resta ouvir os presidentes da Confederação de Automobilismo, na esfera estadual e nacional. Mendes deixará a Delegacia de Balneário Arroio do Silva nos próximos dias para atuar no distrito policial de Jaguaruna. A audiência pública da próxima terça-feira, conforme o prefeito do Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, será para explicar como era feita a Arrancada, quais são as exigências e a regulamentação para fazer uma nova e colocar o espaço aberto para debate. “A partir daí a população vai decidir se quer que pare ou quer que o evento continue”, informou o prefeito.

Com informações do Portal Clicatribuna