Segurança

Polícia japonesa vai disseminar filosofia de Polícia Comunitária no Estado

Foto: Polícia Militar de SC

Foto: Polícia Militar de SC

O Acordo de Cooperação Técnica com a Agência de Cooperação Internacional do Japão – Jica e a Polícia Nacional do Japão, com o intuito de fomentar e disseminar a filosofia de polícia comunitária, foi pactuado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Em decorrência do referido Acordo, policiais militares de Santa Catarina foram capacitados para serem disseminadores da doutrina de Polícia Comunitária – Sistema Koban. Em outubro do ano passado, o Estado Barriga-Verde recebeu a visita da comitiva japonesa formada por peritos nipônicos, a fim de conhecerem os trabalhos de prevenção e pronta resposta desenvolvidos pela Polícia Militar. Dessa visita, os peritos japoneses concluíram que Santa Catarina preenchia as condições necessárias para se constituir em estado-modelo de disseminação da Polícia Comunitária – Sistema Koban.

A parceria prevê a multiplicação da polícia comunitária no Estado, utilizando o sistema Koban, e prevê cursos de capacitação no Brasil e no país asiático. O sistema Koban tem metodologia reconhecida pela vinculação a médio e longo prazo dos policiais com as comunidades em que servem. Através da ocupação de espaços, ocorrem ações preventivas e de resolução de problemas. As consultorias iniciaram nesta semana e encerram no próximo dia 21.

Com informações do Jornal Notisul