Geral

Políticas Públicas são discutidas em tributo a Zilda Arns

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Forquilhinha se prepara para receber o primeiro Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância, um tributo a Zilda Arns, nos dias 24 e 25 de abril. O evento tem o apoio da Pastoral da Infância e da Unicef e a parceria de instituições e empresas do município, entre elas, a rede de supermercados Manentti, que tem uma loja na cidade. A intenção ao realizar a atividade, de acordo com a secretária de Assistência Social de Forquilhinha e sobrinha de Zilda, Lilian Arns Topanott, é discutir políticas públicas e fomentar novos projetos em prol da sociedade, especialmente visando o bem estar das crianças e dos idosos.

Para isso, o evento contará com três oficinas, palestras e outras atividades. Na noite do dia 24, às 19h30min, acontece a abertura do seminário com a cerimônia de outorga da Medalha Zilda Arns Neumann. No dia seguinte, às 9 horas, após a apresentação, quem ministra a palestra “Marco Conceitual da 1ª Infância” é o presidente da Rede Nacional da Primeira Infância, Vital Didonet, o consultor do Unicef, Benedito dos Santos, e a deputada Carmen Zanotto, da Frente Parlamentar da Primeira Infância.

A seguir, às 10h45min, é a vez da palestra “Planos para a 1ª Infância nos Municípios”, com a presidente do Conselho Nacional de Direitos da Criança e Adolescente, Miriam Maria dos Santos, e da secretária nacional de Direitos Humanos e da rede “Não Bata, Eduque”, Angelica Goulart. Após, haverá debate, almoço, e as oficinas de boas práticas de Trabalho Comunitário, Educação Infantil e Disciplina Positiva, com representantes da coordenação nacional da Pastoral da Criança, Unicef, entre outros.

De acordo com Lilian, a intenção é preservar a memória de Zilda e dar continuidade ao trabalho da forquilhinhense. “Queremos valorizar o trabalho das pessoas que participam da Pastoral, assim como apresentar soluções e alternativas durante os seminários e palestras”, informa. Conforme a gerente de marketing da rede Manentti, Marcia Ugioni, projetos como este devem ser incentivados para que continuem trazendo bons frutos. “Somos parceiros e estamos à disposição para auxiliar no que for preciso”, comenta.

As inscrições para o seminário são abertas ao público e gratuitas. Elas podem ser feitas no site www.forquilhinha.sc.gov.br

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação