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Ponte Anita Garibaldi pronta até maio de 2015

A primeira ponte estaiada (suspensa por cabos) em curva do Brasil, a ponte Anita Garibaldi, em Laguna, está dentro do cronograma previsto e tem data para ser concluída. Conforme o gerente de projetos das três empresas construtoras da Ponte Anita Garibaldi, Luiz Gustavo Zanin, a maior obra da duplicação da BR-101 será entregue no dia 16 de maio de 2015. Até o momento, 64% das obras estão concluídas, um investimento de R$ 362,543 milhões.

A data para conclusão foi apresentada nesta segunda-feira em uma vistoria realizada pelo deputado federal Ronaldo Benedet, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras de Duplicação da BR 101/Sul, junto com os engenheiros responsáveis pelo empreendimento. De acordo com o deputado, em junho de 2013, quando foi realizada a primeira vistoria, 26% das obras estavam concluídas. “As obras estão adiantadas, o que impede a infraestrutura é a burocracia, poderíamos ser um país muito melhor. Fiquei impressionado pelo andamento da obra, diferente de outros pontos da duplicação, onde alguns entraves burocráticos impedem o avanço da duplicação”, pontua. O investimento total da obra é de R$ 597 milhões, sendo que as empresas construtoras são: Camargo Corrêa, que detém a maior parcela da construção com 50% das obras, a Construbase com 25% e a Aterpa Martins com 25%.

De acordo com Zanin, em um ano e dois meses a obra será entregue. “É um pouco remota a possibilidade de término antes desse período, mas em maio de 2015 ela estará pronta”, garante. Os trabalhos no empreendimento funcionam praticamente 24 horas por dia em dois turnos. 1,626 colaboradores atuam na construção da ponte. Destes, cerca de 600 moram em alojamentos no canteiro de obras. Ainda segundo o gerente de projetos, todas as frentes de trabalho estão em obras tanto na cabeceira Sul quanto na cabeceira Norte. 

O comprimento total da ponte é de 2.830 metros. Já a largura do empreendimento possui 24,1 metros no trecho corrente e 26,3 metros no lado estaiado. Ao todo, o empreendimento possui 52 vãos, 136 estacas escavadas e 716 aduelas pré-moldadas. O empreendimento contará com duas pistas de rolamento com duas faixas de 3,6 metros e acostamento de 3 metros.

Conforme Zanin, agora, a maior expectativa é uma treliça norueguesa que deve auxiliar na construção da ponte. O equipamento irá chegar a Laguna em abril. A treliça auxiliará na construção do trecho estaiado, a parte mais complexa da obra, onde a estrutura é pré-moldada. “No fim deste ano o grosso da obra será concluído, ficando para 2015 os últimos acabamentos", frisa.

Segundo informações do site Engeplus, optou-se pela construção de uma ponte estaiada, segundo o coordenador de planejamento da obra,Gudmarques Nunes, mais pela estética do que pela funcionalidade. “Este modelo foi escolhido justamente pelo fato de a cidade ter um potencial turístico. Essa ponte chamará muito atenção e será o maior símbolo de toda duplicação”, avalia.

Quem também acompanhou a vistoria foi o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), César Smielevski. “É função da Associação acompanhar as obras e cobrar das autoridades quando elas não estão dentro do cronograma. Não é o caso da Ponte Anita Garibaldi, onde vimos uma obra bem avançada e que irá influenciar na economia da região de Criciúma, no escoamento de toda produção Sul catarinense”, considera. 

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