Geral

Ponte Anita Garibaldi: Quem vai pagar a conta?

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a previsão de ter as obras do entorno finalizadas no próximo mês, a ponte Anita Garibaldi, em Laguna, não poderá ser liberada devido à falta de iluminação. O prefeito da cidade, Everaldo dos Santos, busca uma alternativa de negociação junto aos ministros de transportes e de turismo.

Uma das escolhas pela construção do trecho estaiado na ponte foi pelo visual que proporcionará. Mas, para que seja atrativa tanto à noite como durante o dia, ela precisará estar iluminada. A autoria de quem pagará a conta ainda é uma discussão em aberto. Everaldo quer marcar uma audiência com o governo federal o mais breve possível. “Não temos condições de assumir esta conta. A rodovia é federal, então precisamos negociar este impasse. Ou o Dnit faz um convênio com a Celesc ou tem que ressarcir o município”, expõe o prefeito. 

Na última semana, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras de Duplicação da BR -101, o deputado federal Ronaldo Benedet esteve no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com o diretor geral Tárcisio Gomes de Freitas para apresentar o relatório da vistoria realizada na ponte Anita Garibaldi e cobrar as pendências encontradas. 

A ponte receberá a iluminação. Conforme informações do diretor Tárcisio Gomes, o Dnit estuda uma solução sustentável. “Existem possibilidades de ser iluminação eólica ou fotovoltaica. O que posso garantir é que no dia da inauguração, ela estará iluminada”, reafirmou.

Iluminação ainda depende de licitação

Segundo Jornal Notisul, enquanto as etapas estruturais estão adiantadas, a iluminação ainda será licitada, provavelmente neste mês. Como esse sistema não consta no contrato com o consórcio responsável pela obra, o Dnit prevê que a ponte fique pronta e iluminada até maio do próximo ano, prazo final para o trabalho.