Trânsito

Ponte antiga sobre rio Tubarão começa a ser retirada

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

O consórcio EnCi (Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos), contratado pelo DNIT para construção da nova ponte sobre o rio Tubarão, começou nesta sexta-feira, 26, a retirada da antiga estrutura. Os trabalhos começaram do centro da ponte, em direção às margens do rio, e será finalizada com a demolição das cabeceiras Sul e Norte. A meta é finalizar os trabalhos dentro de 30 dias, dentro das condições de tempo estável. A demolição não interfere na movimentação de veículos da BR-101 Sul.

A retirada é feita com utilização de duas escavadeiras, sendo que uma está adaptada com martelo hidráulico, para desmonte, e, outro equipamento recolhe o material sedimentado, depositando em caminhões basculantes que, por vez, transportam até o local de bota fora. O consórcio instalou, também, redes de proteção sobre a SC-390, rodovia estadual que liga os municípios catarinenses de Tubarão a Pedras Grandes, para evitar que restos da estrutura possam atingir a pista.

Todas as frentes de obras para construção da nova ponte sobre o rio Tubarão, no km 337 da BR-101 Sul catarinense, tiveram instalação de tapumes finalizadas, para evitar entrada de pessoas não autorizadas no canteiro de obras. A entrada de pessoas não ambientadas ou treinadas expõe ao risco de acidentes, vista a movimentação de equipamentos, içamento e instalação de partes móveis em altura.

Antes de acessar frentes de trabalho para duplicação da rodovia federal em Laguna ou Tubarão, os interessados, sejam das comunidades lindeiras, fornecedores ou imprensa, devem se identificar nas administrações dos consórcios responsáveis. Para visitação, as empresas abrem espaço para acompanhamento, com agendamento prévio e sempre na companhia de profissional treinado. Para informações sobre visitas acompanhadas, o DNIT disponibiliza os telefones 0800 6030 101 e (48) 3632-0285 para contato.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC