Geral

Ponte Cavalcanti: previsão de assinatura é neste mês

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

A assinatura do contrato para o início do desenvolvimento dos projetos básico e executivo e execução das obras da ponte Ferraz-Cavalcanti, em Tubarão, deve ocorrer ainda este mês. A informação é do Dnit, que pontuou que a homologação do consórcio vencedor da licitação, o Consórcio EnCi, foi feita no dia 1° de abril. 

A publicação do resultado da licitação ocorreu no dia 21 de fevereiro. A antiga ponte Ferraz-Cavalcanti, sobre o Rio Tubarão, será demolida e reconstruída pelo Consórcio EnCi, com um orçamento em torno de R$ 18 milhões. 

De acordo com o jornal Diário do Sul, o consórcio é responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo e execução das obras de construção da ponte, incluindo demolição da ponte existente hoje, na rodovia BR-101. 

Conforme o Dnit, o prazo é de 360 dias para a elaboração dos projetos básico e executivo e execução das obras de construção da ponte sobre o Rio Tubarão. “A assinatura do contrato está nos encaminhamentos de documentação para a finalização do mesmo, o que deve acontecer até o final do mês”, disse o órgão, através da assessoria de imprensa. 

A expectativa é de que a nova ponte fique pronta junto com o túnel do Morro do Formigão, que, segundo o contrato, é para maio de 2015. 
Enquanto as obras do túnel do Morro do Formigão e da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, seguem em ritmo acelerado, a Ponte Ferraz-Cavalcanti é uma preocupação. Chegou a ser cogitada uma revitalização na atual estrutura, mas a opção final foi pela demolição. 

Em julho de 2013 a decisão foi anunciada pelo Dnit, pois o custo da revitalização seria praticamente o mesmo da construção de uma nova.