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Ponte de Laguna não ficará pronta até o fim do ano

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

A Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, não será finalizada até o fim deste ano, ao contrário do que foi anunciado pelos representantes da frente parlamentar em defesa da conclusão das obras de duplicação da BR-101, no último dia 23.  O gerente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Avani de Sá, confirmou ontem que o cronograma inicial será mantido.

“Com relação à ponte, não há condições de ter trafegabilidade até o fim do ano. O prazo contratual é maio do ano que vem. Mas a empresa pretende entregar a obra, talvez em fevereiro ou março. Se tudo transcorrer bem, é claro”, informou Avani de Sá, em entrevista para o jornal Notisul.

O que deverá ser concluída nos próximos dias é a segunda pista do viaduto de Laguna. Hoje, apenas o sentido norte está liberado para o tráfego de veículos. “A pista no sentido sul do viaduto deve ser finalizada nos próximos dias. É provável que o tráfego naquele trecho seja liberado a partir da semana que vem”, disse o gerente regional do Dnit.

O outro viaduto de Laguna, situado na região do bairro Barbacena, também está em fase de acabamento. “Esse viaduto está quase pronto. A empresa está na fase de pavimentação. Nós devemos liberar nos próximos dias”, informou Avani.

De acordo com o representante do Dnit, o ponto mais delicado da obra é justamente a parte estaiada da ponte. Por ser um trabalho pesado, é também considerado o mais importante. Este trecho tem o prazo até maio do próximo ano para ser finalizado.

Uma grande estrutura para desafogar o trânsito

A Ponte Anita Garibaldi chama a atenção de longe. A estrutura é considerada uma das maiores em execução, em Santa Catarina. As obras começaram em 2012, com um investimento estimado em R$ 597 milhões.

Os trabalhos ocorrem 24 horas por dia, em dois turnos. São mais de 1,6 mil homens em atividade na construção. O comprimento total da travessia é de 2.830 metros. Ao todo, o empreendimento possui 52 vãos, 136 estacas escavadas e 716 aduelas pré-moldadas.