Geral

Ponte do Rio Tubarão foi removida na manhã deste domingo

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT-SC realizou na manhã deste domingo, 16, a remoção da antiga ponte sobre o Rio Tubarão, pertencente ao traçado antigo da BR-101 Sul catarinense. A demolição, com utilização de explosivos, aconteceu às 10:15 horas, no km 337 da rodovia federal. A estrutura atual será removida e uma nova ponte construída para receber o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte.

A demolição da antiga estrutura foi realizada em duas etapas, pois, houve falha no sistema de ignição dos detonadores instalados, resultando na explosão de todo o material utilizado, porém, parte dos pilares continuava dando sustentação para o tabuleiro da ponte. Às 12:50, aproximadamente, o restante da estrutura foi removida com utilização de martelos hidráulicos.

Para finalizar a remoção, foi realizado corte do tabuleiro e, por gravidade, todo o vão cedeu e veio abaixo. Agora, com a demolição dos pilares, o consórcio responsável pela construção da nova ponte fará o desmonte para abrir espaço ao trânsito de veículos pela SC-390, ligação entre a cidade de Tubarão e a região serrana catarinense. A meta é liberar o tráfego no final deste domingo, antecipando em 24 horas a meta estabelecida anteriormente.

A nova ponte – O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos será responsável pela adequação da nova ponte na BR-101 Sul, sobre o rio Tubarão. A estrutura está localizada no km 337,03 da rodovia federal, no município catarinense de Tubarão, entre os barros Morrotes e Fábio Silva.  A nova a ser construída. terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). 

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC