Poder Executivo

Ponticelli apresenta primeiros secretários do Governo Municipal de Tubarão

Número de secretarias reduziu em torno de 50% e cortes em cargos comissionados deverão continuar no início do seu mandato.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, apresentou na tarde desta quinta-feira (08) os primeiros gestores que farão parte da equipe do Governo Municipal para o início de 2017. O encontro aconteceu às 16 horas, através de entrevista coletiva à imprensa, no auditório da sede da Associação dos Municípios da Região Lagunar, a Amurel. O novo prefeito antecipou que o número de secretarias foi reduzido em 50%.

“Já havíamos informado os partidos da coligação que haveria enxugamento da máquina. As secretarias serão reduzidas pela metade. Dos 16 secretários atuais, vamos trazer para oito. Reduziremos drasticamente o número de comissionados. Já conseguimos suprimir cerca de 50 dos 201 que atualmente existem. Vamos ampliar o corte, saindo da gordura e da carne e chegando ao osso”, enalteceu Ponticelli.

Dos oito cargos de confiança anunciados, apenas cinco ocuparão cargos de secretários. Esporte e Meio Ambiente ficam como fundações.

E os nomes são: Mário César Cardoso na Educação, Cultura e Esportes, Caio Tokarski (vice-prefeito) na Gestão, Eraldo Pereira da Silva na Infraestrutura, Daisson José Trevisol na Saúde, Djalma Alves na Defesa Civil, Déka May no Desenvolvimento Social, Marivaldo Bittencourt Pires Junior como procurador geral e Laércio Menegaz Junior como chefe de gabinete.

Apoio

O deputado federal Jorge Boeira (PP) e o deputado estadual José Nei Ascari (PSD) participaram do evento. Ambos enalteceram o apoio às medidas tomadas por Joares Ponticelli e o vice Caio Tokarski.  “É fundamental enxugar a estrutura administrativa. Eu já tive a oportunidade de conhecer os primeiros nomes e o perfil de cada um deles. O processo de escolha é sempre difícil, mas tenho certeza que os nomes reúnem todas condições e capacidades necessárias. Um projeto exitoso que, será bem aceito por toda a população de Tubarão”, pontuou Zé Nei.

Já o deputado Boeira, ressaltou que o enxugamento no Paço Municipal é necessário para o investimento em áreas de grande importância para a população.

“Todas as ações vêm no sentido de reduzir despesas porque a receita é finita. São oriundas dos impostos. Com isso, sobra-se mais recursos para investimentos em saúde, educação e todas aquelas áreas necessárias para Tubarão. Esse governo só tem uma primeira oportunidade. Todas as ações serão nessa direção e torcemos para a gestão do prefeito e do vice. Apóio as medidas de ambos e estarei lado a lado para ajudar”, destacou o deputado federal.

Renegociação de aluguéis

Antes mesmo do anuncio dos gestores que farão parte de seu governo, o prefeito Ponticelli destacou, entre as medidas para reduzir os custos no Governo Municipal, a renegociação de aluguéis de repartições públicas. “A meta é chegar naqueles que nos cedem o espaço e sugerir um diminuição de pelo menos 30% nos valores. Se não for possível, vamos ao mercado e procurar outros locais”, destaca.

Governo dividido em duas etapas

Nesta quinta-feira foram apresentados os primeiros nomes. Após os primeiros meses de readequação, Ponticelli reforça o compromisso de anunciar novas medidas para dar sequência ao governo. “Nos primeiros seis meses de governo, vamos tocar os serviços no mínimo em estrutura. Depois disso, vamos colocando as demais funções. No segundo momento, vamos preencher a secretaria de urbanismo e mobilidade urbana, fazenda e desenvolvimento econômico e, meio ambiente e fundação de esporte.

Após a apresentação de cada um dos gestores, Ponticelli abriu espaço para perguntas da imprensa presente. Dúvidas sobre dívidas herdadas, saúde, educação e infraestrutura se destacaram entre os questionamentos.

 

[soliloquy id=”200599″]