Clima

Pontos vulneráveis ao excesso de chuva foram vistoriados pelo prefeito de Içara

Foram 55mm de água entre 6h e 10h da manhã

A chuva intensa que caiu desde a madrugada desta sexta-feira levou o chefe do Executivo içarense, Murialdo Canto Gastaldon, o presidente do Legislativo, Laudelino Calegari, e as equipes da Defesa Civil e secretaria de Obras, às ruas da cidade nesta manhã quando foram vistoriados os pontos vulneráveis ao excesso de chuvas.

Nos bairros costumeiramente atingidos, Nossa Senhora de Fátima, Tereza Cristina, Liri e Marili pôde-se constatar que a macrodrenagem, mesmo em andamento, sanou o problema e vazão da água ocorreu perfeitamente. “Tivemos alguns pontos, principalmente na região central, onde a água subiu bastante. Para estes pontos já temos o projeto de macrodrenagem pronto e vamos apresentá-lo às entidades, comerciantes e à comunidade na próxima semana. Já nos bairros onde a macrodrenagem está acontecendo, e a chuva sempre causou prejuízo, percebemos que o fluxo da água, mesmo intenso, fluiu sem problemas”, declarou o prefeito.

“A obra de macrodrenagem nem está finalizada e já apresentou resultado bastante positivo. A intensidade da chuva foi similar a que aconteceu em outras oportunidades, mas desta vez não tivemos problemas”, comemorou o comerciante do bairro Nossa Senhora de Fátima, André Reus. 

O prefeito de Içara ainda assinalou que, junto aos engenheiros que coordenam as obras de saneamento feitas pela CASAN, vai averiguar as possibilidades do impacto dos trabalhos na região central onde houve grande acumulo de água.

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, Seloney Carvalho, choveu, entre 6h e 10h da manhã, 55mm. O previsto para aproximadamente 10 dias. “A defesa civil do município e a equipe da secretaria de Obras seguem em alerta, mas a previsão, segundo Sônego, que foi consultado por nós, indica que a chuva será mais amena podendo haver algumas pancadas isoladas”, assinalou acrescentando que não houve casos de desabrigados ou desalojados e que a limpeza de valas e de bocas de lobo, e a abertura de sarjetas já estão sendo refeitas.

Alguns casos isolados, como o de uma família no bairro Tereza Cristina, onde a água entrou na casa, estão sendo assistidos pela Defesa Civil e secretaria de Assistência Social.

Qualquer situação de risco pode ser informada à defesa civil pelo fone (048) 96686799/84141509 (plantão).

Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura Municipal de Içara

[soliloquy id=”101234″]