Geral

População cobra melhorias no transporte público de Criciúma

Foto: Vanessa Amando/Engeplus

Foto: Vanessa Amando/Engeplus

Pouco mais de 60 pessoas participaram de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira para tratar dos problemas e sugestões para o transporte público de Criciúma. O encontro aconteceu na sede da Associação Empresarial da cidade (Acic), às 19h30min. Os pedidos serão analisados e posteriormente farão parte de um novo edital de licitação para o transporte urbano na cidade.

Conforme o site Engeplus, em torno de 15 pessoas realizaram um cadastro, o qual era livre, e tiveram o direito de expor suas opiniões. Além da população em geral, participaram da Audiência: servidores públicos do Governo Municipal, vereadores, representantes da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC), Ministério Público, membros do Movimento dos Usuários do Transporte Urbano de Criciúma (Mutuc), do movimento #VemPraRuaCriciúma, líderes sindicais e comunitários.

De acordo com o presidente do Mutuc, Edgar Generoso, hoje foi um dia histórico e de grande importância para o cidadão criciumense, tendo em vista que o Movimento luta por mudanças desde 2005. Ele salienta que a população precisa reclamar e exigir melhorias, pois é quem paga e utiliza o serviço, mas, mais do que isso, também é necessário verificar se essas melhorias serão cumpridas de forma correta.

Outra Audiência Pública será realizada no próximo dia 21, quando será apresentado o chamado Plano de Outorga, no qual devem constar as sugestões feitas na noite de hoje e aquelas protocoladas através do formulário disponibilizado pela ASTC. A representante da Autarquia, Caroline Paim Zanette, explica que será uma forma de prestar esclarecimentos sobre os pedidos dos cidadãos.

"São vários pedidos. É preciso verificar a legalidade e viabilidade de todos eles. Vão para o edital aqueles que forem legais e viáveis para serem colocados em prática pela empresa que vencer o processo de licitação", adianta Caroline. Confira abaixo algumas das sugestões feitas nesta quinta-feira:

– mais horários de ônibus disponíveis nos bairros;
– melhor acessibilidade aos ônibus e pontos de embarque e desembarque;
– melhorias em segurança nos terminais;
– cobertura nas paradas de ônibus;
– veículos mais novos, com ar-condicionado e acesso para cadeirantes e outros deficientes físicos;
– respeito ao limite máximo de passageiros;
– redução da tarifa;
– transparência na apresentação da planilha de custos da empresa;
– desconto para estudantes que fazem cursos profissionalizantes;
– recontratação de cobradores;
– reforma nos terminais de ônibus, entre outros.